Aguarde...

Política

Vereador apresenta projeto para criar Dia Municipal do Futebol Amador

A data comemorativa integrará o Calendário Oficial do Município de São Carlos

| ACidadeON/São Carlos

Cesinha Maragno (MDB) apresentou projeto nessa semana. Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de São Carlos
 

O vereador Cesinha Maragno (MDB) apresentou na Câmara Municipal nesta semana um projeto de lei instituindo o "Dia Municipal do Futebol Amador" no município de São Carlos, a ser comemorado anualmente no primeiro domingo do mês de maio, juntamente com o início do Campeonato Amador e Varzeano.

O projeto tem como objetivo mobilizar o poder público e a população para a importância das categorias populares do futebol como componente histórico e cultural, além do fomento ao esporte. A data comemorativa integrará o Calendário Oficial do Município de São Carlos.

Cesinha apontou que o futebol amador envolve famílias, amigos e comunidades inteiras. A modalidade revela talentos, descobre valores e exerce um importante papel de integração social, de confraternização e de aproximação dos excluídos.

"Também significa, muitas vezes, a única fonte de lazer para a maioria das vilas, bairros, zonas rurais e até cidades inteiras. Além disto, como toda modalidade esportiva, auxilia na promoção da saúde do corpo e da mente e como instrumento para tirar muitos jovens dos vícios", argumentou o parlamentar.

DIFICULDADES - Apesar de toda sua importância, as equipes do futebol amador, em sua maioria, passam por muitas dificuldades, explicou Cesinha. Para diversas equipes, cada etapa, desde a confecção dos uniformes até o dinheiro para despesas do campeonato, é difícil. Assim, muitas têm que correr atrás de patrocinadores, nem sempre com sucesso, ou então fazer a tradicional "vaquinha" entre o grupo e a própria comunidade.

"Dada sua relevância histórica e cultural, é justo e necessário que o Município tenha uma data comemorativa para enfatizar a importância do futebol amador à população", finalizou o vereador.

Mais do ACidade ON