Aguarde...

Política

Eleições 2020: São Carlos esgota vagas para mesários

Segundo o Cartório Eleitoral, município ainda tem 20 pessoas na fila de espera por escola

| ACidadeON/São Carlos

São Carlos (SP) esgota vagas para mesários em eleições municipais de 2020. Foto: Reprodução
Todas as vagas para o trabalho de mesário nas Eleições Municipais de 2020 em São Carlos (SP) já foram preenchidas. A procura foi tanta que há lista de espera para poder ser voluntário no processo eleitoral.  

Há menos de dois meses para as eleições, mais de mil são-carlenses já foram nomeados para trabalhar no dia 15 de novembro. Segundo o Cartório Eleitoral, 20 pessoas ainda estão na fila de espera por escola.  

Segundo Leticia Brumato, chefe do cartório eleitoral do município, a procura surpreendeu. "Houve um aumento significativo no número de voluntários. A gente tem visto tanto uma procura maior pelo eleitor em querer entender o que é ser mesário e qual é a função que o mesário exerce no processo democrático. A procura superou as expectativas", disse.  

Trabalho do mesário
O mesário é o representante da Justiça que compõe a mesa receptora de votos nas zonas eleitorais e é fundamental para a democracia brasileira. Os mesários são responsáveis por iniciar e encerrar as votações, por identificar e orientar os eleitores, por manter a ordem nas zonas eleitorais, por intermediar o contato com o juiz responsável pela sessão.  

Quem trabalha como mesário tem quatro dias de folga do trabalho, auxílio alimentação e ainda serve como critério de desempate em concursos públicos. O bibliotecário são-carlense Isaac Braga filho, é mesário desde as eleições de 2008. Neste ano, ele vai trabalhar como presidente da sessão e fica muito feliz em ajudar nas eleições.  

"Sempre gostei da atuação nas eleições porque é um dia que já é dedicado e obrigatório o voto, então porque não já utilizar de uma forma mais produtiva estando nas eleições juntamente com a equipe, e claro que um dos benefícios que sempre utilizo são as folgas eleitorais no trabalho", explicou.  

Leticia Brumato explica que em São Carlos, o treinamento dos mesários será feito online. "A gente tem algumas vantagens desse treinamento por aplicativo porque não tem turma, então o mesário vai poder entrar até a semana da eleição e realizar o treinamento dele. Além disso, o aplicativo de mesários solta avisos para o mesário. O treinamento pelo aplicativo é mais dinâmico porque o TSE vai atualizando com mais frequência do que se fosse feito um treinamento por turma EAD", disse.  

Os mesários que não aparecerem pra trabalhar no dia das eleições e não justificarem a ausência podem ser multado. Se o voluntário for servidor público, pode até ser suspenso do trabalho por 15 dias.

Mais do ACidade ON