Aguarde...

Política

Nova Câmara Municipal e revisão do Plano Diretor devem ser prioridades, diz Gustavo Pozzi

Vereador reeleito pelo PL também ressaltou a necessidade de realizar mudanças no trânsito da Vila Prado; confira

| ACidadeON/São Carlos

Vereador Gustavo Pozzi (PL). Foto: arquivo/ Divulgação
 

Professor de filosofia e bacharel em direito, Gustavo Pozzi (PL) recebeu 1.660 votos nas Eleições 2020 e foi reeleito para o seu segundo mandato como vereador na Câmara Municipal de São Carlos. Em entrevista concedida ao ACidade ON São Carlos, que faz parte de uma série do jornal com os 21 vereadores eleitos na cidade, o parlamentar disse que o novo parlamento precisa revisar o Plano Diretor do Município: "Eu acredito que nessa legislatura nós teremos uma revisão do Plano Diretor, visando a entrada de novos investimentos para a nossa cidade, em uma retomada de um período de crise. Acredito que a construção civil pode colaborar, e muito, com o desenvolvimento econômico da nossa cidade".  

Neto do ex-vereador Romualdo Pozzi, Gustavo cresceu em um ambiente politizado. "Na minha família a gente sempre tinha o hábito de discutir um pouquinho de política. Então, conforme eu fui crescendo, fui pegando mais gosto pelos temas e decidi que iria disputar eleições".  

Nova Câmara Municipal  

Em seu segundo mandato, o vereador acredita que o Legislativo vai precisar se mudar do prédio atual da Câmara Municipal. "A gente precisa pensar na instalação de uma nova Câmara Municipal. O prédio que nós estamos, infelizmente, ele não tem mais condições de receber a população de São Carlos. Nós precisamos receber a população bem".   

Leia mais:  

Roselei vai discutir possibilidade de construção de uma nova Câmara Municipal 

Azuaite propõe implantação de ônibus elétricos e cobra plano contra enchentes 

André Rebello: "O grande desafio é buscar fortalecer a família"

Parlamento Jovem  

Além disso, ressaltou a importância de fazer a retomada do Parlamento Jovem, que não ocorreu em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. "Nós tivemos três edições do parlamento jovem no primeiro mandato. Já estamos em conversa com o vereador Roselei, que é o presidente da Câmara, para ver de que forma vai ser possível retomar".  

Gabinete virtual  

Ainda por conta da pandemia, Gustavo vai lançar o gabinete virtual para receber as demandas da população. "Eu devo estar lançando, no final desse mês, o gabinete virtual. Uma ferramenta para que as pessoas que tiverem alguma demanda, crítica, elogio, ou alguma situação que venha a ter, vão poder acessar o meu site, que já está no ar, onde nós vamos estar desenvolvendo esse gabinete virtual".  

Enchentes  

Questionado sobre como os vereadores podem ajudar a resolver o problema das enchentes na cidade, Gustavo Pozzi disse que essa é questão antiga e que não depende só do município. "Eu acho que todo prefeito que passou pela prefeitura tinha o desejo de resolver essa questão da enchente, e todos os vereadores o apoiariam se fosse mais fácil. Só que é uma situação de longa data e que precisa de muitos recursos (...) a cidade não tem muita capacidade de fazer investimentos. Sem recurso federal e sem recurso estadual, a cidade não consegue resolver, ou pelo menos minimizar, o problema das enchentes na cidade. Isso é um fato".  

Mudanças no trânsito da Vila Prado  

O parlamentar também acredita que outro desafio da cidade será melhorar o trânsito na região comercial da Vila Prado. Segundo Pozzi, já havia um plano para realizar alterações nas vias, mas era preciso esperar o recapeamento das ruas primeiro, o que já foi feito. "Precisamos retomar as conversas com a Secretaria de Trânsito, para trabalhar a reestruturação do trânsito na região da Vila Prado. No começo do meu mandato passado, nós impedimos que a área azul fosse instalada na região da Vila Prado, tinha essa pretensão de algumas pessoas. O Coca, na época, havia prometido uma reestruturação. Por exemplo, a Avenida Sallum virar mão única", explicou.  

Retomada das aulas  

Professor na rede estadual, o vereador acredita que já é o momento de começar a pensar de que forma será realizada a retomada das aulas na cidade. "Acredito também que na, na questão da educação, nós vamos ter que estudar um estatuto da educação. Fazer um trabalho, principalmente nessa retomada pós-pandemia, até mesmo nesse momento de pandemia, nós temos que pensar numa retomada segura das aulas".  

Investimentos  

Ressaltando a importância de revisar o Plano Diretor de São Carlos, Pozzi afirmou que esquentar o setor da construção civil pode ser um caminho para que a cidade consiga gerar empregos e melhorar a situação econômica no pós-pandemia. "Nós precisamos trazer investimentos para a cidade de São Carlos. O Plano Diretor, como eu falei, tem que ser revisto, para que novos investimentos venham: empreendimentos, residenciais, moradias, esse tipo de coisa".  

"A construção civil gera muito emprego, eu acho que o parlamento pode, em certa medida, junto com a prefeitura municipal, fazer uma reflexão sobre esse crescimento da cidade. Eu acho que isso seria o carro chefe para essa retomada pós-pandemia", complementou.  

Confira algumas curiosidades sobre Gustavo Pozzi:  

Um ídolo?
Nelson Mandela

Time do coração?
Palmeiras

Um livro de cabeceira?
A Democracia na América, de Alexis de Tocqueville

Estilo musical?
Música instrumental, Jazz

Em uma palavra, no seu mandato como vereador não vai faltar?
Empenho  

Perfil  

Gustavo Pozzi foi eleito pela primeira vez nas eleições de 2016 com 1.682 votos.  

Em 2020 ele foi reeleito com 1.660 votos e vai continuar no Legislativo são-carlense por mais quatro anos.  

Aos 41 anos, Gustavo é bacharel em direito, com licenciatura em Filosofia, é mestre em educação pela UFSCar e possui especialização em Filosofia, Política e Ética, e em Ensino de Filosofia. 

Além disso, atua como professor de filosofia na Escola Estadual Jesuíno de Arruda e também leciona Filosofia Social e Filosofia Política no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (vinculado a Diocese de São Carlos).  

Católico, é membro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Redenção e realiza trabalho voluntário na Sociedade de São Vicente de Paulo desde 2002.  

De acordo com dados disponíveis no site da Câmara Municipal, Gustavo Pozzi já apresentou 19 projetos de lei, 239 requerimentos, dois projetos de resolução, quatro projetos de decreto, 115 moções e 16 indicações.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON