Aguarde...

Política

Vereador mais jovem de São Carlos, Bruno Zancheta diz que realizou um sonho

Com Enéas Carneiro como inspiração, parlamentar eleito pelo PL disse que terá como metas fomentar ações sociais e melhorar a educação no município; confira

| ACidadeON/São Carlos

Bruno Zancheta (PL). Foto: Redes Sociais
 

Cientista social e antropólogo formado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bruno Zancheta (PL) recebeu 1.066 votos nas eleições e inicia, em 2021, seu primeiro mandato como vereador em São Carlos. Em entrevista concedida ao ACidade ON São Carlos, que faz parte de uma série do jornal com os 21 vereadores eleitos na cidade, o professor da rede estadual disse que foi a realização de um sonho se tornar vereador. "Eu sempre tive esse sonho, desde os 8 anos. Eu comecei assistindo o doutor Enéas, para você ter uma ideia. O que era medo, virou admiração. Então desde os 8 anos eu carrego essa paixão pela política comigo".  

O parlamentar de 28 anos, o mais jovem da próxima legislatura, disse que terá como metas fomentar ações sociais e melhorar a educação no município.  

Além disso, ele também estabeleceu sete objetivos para os próximos quatro anos:  

- Biblioteca nos bairros: "Uma proposta que nós vamos lutar para transformar até em lei. Nós temos hoje a biblioteca municipal e precisamos descentralizar ela".  

- Patrulha com carinho: "Nós precisamos olhar com mais carinho para os animais abandonados e também para os moradores em situação de rua. Hoje, por exemplo, se você encontrar um animal abandonado, você liga onde? Qual o procedimento? Não tem. Então nós precisamos fazer um trabalho junto com a secretaria, câmara, prefeitura, enfim. É para isso que eu vou lutar".  

- Mandato coletivo e participativo: "Um mandato coletivo e participativo, mas de direita. Fazendo rodas de conversa, aproximando os vereadores da população, porque a população reclama muito que parece que a Câmara Municipal está muito distante. Então nós vamos aproximar"  

- Saúde: "Nós sabemos dos problemas e precisamos buscar soluções".  

- Segurança: "Precisamos valorizar a Guarda Municipal, estar mais perto, integrar o trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. É difícil, não é fácil. Então nós precisamos fazer um trabalho com o secretário Samir e valorizar os guardas municipais, que tanto cuidam do nosso patrimônio público"  

- Ação social: "Nós temos uma ação social chamada unidos somos fortes e eu quero levar essa ação para a câmara. É um trabalho que a gente realiza há alguns anos. Graças a muitos amigos, nós já realizamos mais de 50 ações (...) esse trabalho está crescendo e eu quero ampliar ele na câmara para ajudar mais pessoas".  

- Valorização do servidor público: "Precisamos valorizar o servidor público. O servidor público é o elo entre a prefeitura e a população. A prefeitura demanda um serviço, ela procura o servidor público".  

Padrinho político  

Apesar de não ter nenhum parente envolvido com a política na cidade, Bruno atuou nos últimos quatro anos como assessor do vereador Julio Cesar (PL), pessoa que considera como se fosse o seu padrinho na política. "O Julio é uma inspiração, aprendi muito com ele, e nós vamos levar e carregar as bandeiras dele sempre".  

Além de Julio, Bruno também se identifica com o posicionamento político adotado pelo ex-deputado federal Enéas Carneiro.  

Questionado sobre quais devem ser as prioridades da cidade para os próximos quatro anos, o vereador eleito pelo PL destacou três áreas: "Eu vou ficar com o tripé: saúde, segurança e educação. Principalmente a educação e a saúde, elas são os principais desafios. Apesar dos bons índices da educação, acredito que ainda temos muito a melhorar. Recentemente teve a questão do fechamento das salas, todas as discussões. E a nossa saúde, que, infelizmente, ela padece e precisamos de uma solução".  

Oposição  

Questionado sobre seu posicionamento em relação ao prefeito Airton Garcia (PSL), Bruno afirmou que será um vereador independente. "Eu não vim para ser um homologador do prefeito, vim para ser fiscalizador e cumprir o meu papel. Minha posição é de independência, eu vou estar à disposição no que for preciso, mas, o mais importante, cumprir minha função, porque é para isso que eu vim aqui".  

Confira algumas curiosidades sobre Bruno Zancheta  

Um ídolo?
Dr. Enéas Carneiro  

Time do coração?
Corinthians  

Livro de cabeceira?
Citou os seguintes autores: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freire e Paulo Freire.  

Um estilo musical?
Sertanejo  

Em uma palavra, no seu mandato como vereador não vai faltar?
Empenho  

Leia mais:  

Nova Câmara Municipal e revisão do Plano Diretor devem ser prioridades, diz Gustavo Pozzi 

Roselei vai discutir possibilidade de construção de uma nova Câmara Municipal 

Azuaite propõe implantação de ônibus elétricos e cobra plano contra enchentes

Perfil  

Bruno Zancheta é Cientista Político, Cientista Social e Antropólogo pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Graduando em História pela UNIP-Universidade Paulista, foi assessor Parlamentar do Vereador Julio Cesar. É Professor da Rede Estadual de Ensino.  

Também é colunista dos sites: São Carlos Agora, Sucesso São Carlos, Região em Destake, São Carlos Dia e Noite, dos Jornais "Primeira Página", "Gazeta Central" e da Revista Ponto Jovem. Idealizador e Coordenador da Ação Social "Unidos Somos Fortes". Escreve semanalmente em seu blog no site: brunozancheta.com.br.  

Eleito Vereador pela primeira vez em sua primeira eleição, com 1066 votos, será o parlamentar mais jovem desta legislatura, com 28 anos.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON