Publicidade

politica

UFSCar disponibiliza curso gratuito sobre a Constituição de 1988

Além da leitura dos artigos da Carta, o conteúdo apresenta as soluções que a CF traz no texto e aponta problemas na própria redação; e transforma as principais críticas do senso comum em aprendizagem constitucional.

| ACidadeON/São Carlos -

Ulysses Guimarães apresenta a Constituição Brasileira, em 1988 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Está disponível no YouTube, com acesso aberto e gratuito, o curso de extensão sobre a Constituição Federal de 1988, com a participação de juristas e especialistas de diversas áreas lendo e debatendo integralmente os artigos, em mais de 40 episódios. O conteúdo está disponível em https://bit.ly/31V3RIN.

O curso é o único nesse formato na Internet. Além da leitura dos artigos da CF88, o conteúdo apresenta as soluções que a CF88 traz no texto e aponta problemas na própria redação; e transforma as principais críticas do senso comum em aprendizagem constitucional.

Os episódios são resultado do curso de extensão "A Ciência da CF88: Ler a Constituição Federal de 1988 - Integralmente", ofertado de janeiro a junho de 2021 pelo Departamento de Educação (DEd) da UFSCar. Segundo Vinício Carrilho Martinez, docente do DEd e responsável pelo curso, "mais de 50 pessoas se revezaram nesta luta afirmativa dos direitos fundamentais. Essa foi nossa pequena contribuição na defesa da cidadania democrática e da liberdade", relata o professor. "Convidamos para que assistam todos os episódios e se inscrevam no canal 'A ciência da CF88' no YouTube - para que possam compartilhar do conhecimento construído e repartido por juristas, cientistas sociais, mulheres, negros, comunicadores, professores e estudantes. Tivemos até mesmo a participação de duas crianças, além de convidados do exterior", celebra Martinez.

Para ele, "um povo sem história e sem conhecer seus direitos está fadado a ser subjugado. A importância de conhecer a Constituição Federal de 1988 está nisso, uma vez que a Constituição é a garantia dos próprios direitos. A essência da Constituição está na defesa dos direitos fundamentais e das garantias democráticas. Além de destacar a liberdade, a educação, a saúde pública, o meio ambiente, a cultura e de conclamar ao processo civilizatório. Também, por isso, denominamos de Carta Política, com a consagração do espaço público, da polis, da civilidade e da urbanidade".

Além do curso, foi lançada gratuitamente a primeira edição da revista "A Constituição de 1988", que apresenta os artigos da Constituição de maneira clara e sucinta. O objetivo da publicação é levar a CF88 para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sobretudo nas escolas públicas.

Mais notícias


Publicidade