Publicidade

politica

Denise Mello Martins deixa a Secretaria de Saúde de São Carlos

Gestora ficou 34 dias à frente da pasta, após mais de dois meses de vacância; não há substituto nomeado

| ACidadeON/São Carlos -

Secretária da Saúde de São Carlos pede demissão. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Denise Mello Martins não é mais a secretária de Saúde de São Carlos. A saída da gestora foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23). Denise havia pedido demissão na terça-feira (21).

Não há ainda substituto para a pasta da Saúde.

A cirurgiã-dentista ficou 34 dias à frente da pasta detentora do principal orçamento do município. De acordo com a publicação, Denise continua na pasta, mas retorna ao cargo anterior, de chefe da Seção de Apoio às Unidades Básicas de Saúde. Há 32 anos na Prefeitura, a profissional também teve passagens pela assessoria técnica da Saúde e pelo Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial. 
 
LEIA MAIS 
Câmara repercute pedido de demissão de secretária de Saúde de São Carlos  
Secretária de Saúde pede demissão, afirmam vereadores
 
Vereador de São Carlos propõe criação de Comitê de Combate à Fome

Entenda a saída  

O pedido de demissão de Denise Mello Martins foi tornado público em sessão ordinária na Câmara Municipal na terça-feira. Vereadores criticaram a então possibilidade de São Carlos ficar sem secretário de Saúde mais uma vez.

A saída de Denise ocorreu após crescentes críticas na Câmara Municipal sobre a atual situação da saúde de São Carlos.

70 dias sem titular
O município ficou 70 dias sem comando na pasta da Saúde, a dona do principal orçamento dentro da administração municipal e de especial importância durante a pandemia de Covid-19.

Em termos proporcionais, São Carlos ficou 40,6% dos dias de 2022 sem secretário respondendo pela pasta.

A crise na Saúde se agravou com a saída de Marcos Palermo em 11 de março, após mais de cinco anos no cargo. A demissão do então titular foi traumática, com críticas do ex-gestor à supostas ingerências em sua secretaria.

Na época da demissão, a administração de Airton Garcia (UB) chegou a sondar nomes como o Wander Bonelli, que ocupa o mesmo cargo em Descalvado. A negociação esbarrou no fato de Bonelli ser funcionário público concursado no município vizinho e depender de liberação da gestão para se afastar do posto.

Em paralelo, novo nome surgiu no páreo, o de Edson Eduardo Pramparo. Seu currículo chegou a ser apresentado no mesmo dia da demissão de Palermo para vereadores, que elogiaram a experiência do gestor hospitalar. Entretanto, a nomeação subiu no telhado.

Enquanto a secretaria estava sem secretário, Jôra Porfírio, chefe de gabinete da pasta e número dois da Saúde, respondia pelo expediente.

Passados 70 dias, a administração municipal apresentou uma solução tida como caseira para substituir Palermo. A cirurgiã dentista Denise Mello Martins foi anunciada a nova titular da Saúde em curta nota à imprensa em 21 de maio. 
 
VEJA TAMBÉM 
São Carlos e Araras têm vagas em cursos da Fatec; veja lista  
Condenado é preso levando celulares à penitenciária de Itirapina  
Evento celebra o Dia do Mídia em São Carlos




Publicidade