Publicidade

politica

Djalma propõe compostagem em 100% dos resíduos orgânicos em São Carlos

Implantação deverá ocorrer gradativamente, iniciando com os resíduos de poda, varrição e jardinagem, passando para grandes geradores de resíduos alimentares e em última etapa os resíduos domiciliares

| ACidadeON/São Carlos -

Compostagem tem como produto final biofertilizante. (Foto: Divulgação/Embrapa)
Projeto de lei do vereador Djalma Nery (PSOL) propõe obrigar a destinação à reciclagem e compostagem resíduos sólidos orgânicos em São Carlos.  

Segundo o vereador, a implementação deverá ocorrer gradativamente, iniciando com os resíduos de poda, varrição e jardinagem, passando para grandes geradores de resíduos alimentares e em última etapa os resíduos domiciliares.  

O projeto de lei prevê sua aplicação em pessoas jurídicas de direito público, pessoas jurídicas de direito privado e condomínios residenciais ou comerciais, iniciando em 2023, com 20% dos resíduos reciclados até atingir 100% em 2040.  
 
LEIA MAIS 
Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, é escolhida vice de Ciro Gomes  
União Brasil lança candidatura de Soraya Thronicke à Presidência



Djalma Nery salienta que o município precisará adotar estratégias variadas para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos orgânicos, buscando descentralizar o gerenciamento dos resíduos no território municipal e estimular as iniciativas comunitárias e de cooperativas na gestão dos resíduos sólidos orgânicos.  

"Será importante incentivar a compostagem doméstica e viabilizar sistemas de coleta domiciliar dos resíduos sólidos orgânicos, preferencialmente por meio da gestão comunitária", declarou o parlamentar.  

O vereador destacou que esta é uma preocupação da maioria da população. Em Consulta Pública realizada pela Câmara Municipal mais de 98% das contribuições responderam favoravelmente a proposta de regulamentar a compostagem e o reaproveitamento de resíduos orgânicos (lixo doméstico) como alternativa ao descarte no aterro sanitário.  

"Essa consulta demonstrou um grande apoio popular à adoção da compostagem como política pública em São Carlos", declarou o vereador. 
 
VEJA TAMBÉM 
Delicioso barbecue de goiaba promete diversificar cardápio



Publicidade