Urna eletrônica, em uso há décadas, é alvo de contenda por bolsonaristas. (Foto: Abdias Pinheiro/TSE) Para provar que não existe 'sala secreta' ou 'sala escura' no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Corte convidou um grupo de influenciadores digitais e jornalistas para visitar e mostrar as instalações onde serão apurados os votos nas eleições deste ano. Os famosos da internet somam mais de 10 milhões de seguidores nas redes.
Em evento marcado para quinta-feira (4), o grupo vai conhecer as instalações do tribunal e conversar com representantes da instituição, entre eles o ex-ministro Henrique Neves, e técnicos que trabalham na apuração das urnas. A expectativa é de que a visita sirva de base para a produção de conteúdo informativo até as eleições.
O ponto central do evento será uma visita à Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados, que ficou conhecida erroneamente como 'sala secreta' ou 'sala escura' em decorrência de fake news que sugerem que o local, onde acontece a contagem de votos, seria restrito a poucas pessoas para possibilitar 'manipulação' do resultado.
LEIA MAIS Câmara Municipal encontra Airton Garcia e intimação é entregue Oficialmente fora da Prefeitura, Fermiano participa de sessão na Câmara
O TSE tem tomado medidas em reação aos constantes ataques proferidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eletrônico de votação e a confiabilidade das urnas. O chefe do Executivo insinua, sem provas, que os ministros do TSE agem para beneficiar seus adversários.
VEJA TAMBÉM Brasil passa dos 66,5 milhões de inadimplentes em maio
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial, é colunista do Giro CBN no 'Café com Política', para CBNs São Carlos e Araraquara. + info