- Publicidade -
PolíticaAudiência da Câmara Municipal discutiu deficiências da Rede de Atenção Psicossocial

Audiência da Câmara Municipal discutiu deficiências da Rede de Atenção Psicossocial

O evento foi uma demanda do Conselho Municipal de Saúde e do Fórum de Saúde Mental do município; confira

- Publicidade -

Audiência da Câmara Municipal discutiu deficiências da Rede de Atenção Psicossocial. Foto: Divulgação

 

A Câmara Municipal de São Carlos realizou nesta quinta-feira (20) uma audiência pública online para discutir Saúde Mental no município, solicitada pela vereadora Raquel Auxiliadora (PT). Conforme destacou a parlamentar, o evento foi uma demanda do Conselho Municipal de Saúde e do Fórum de Saúde Mental do município. 

- Publicidade -

Participaram da mesa de representantes Iolanda Barbério, do Conselho Municipal de Saúde; Marli Moretti, do Fórum de Saúde Mental e do Conselho da Pessoa com Deficiência; Ana Cléo Santana Quintino, usuária da Saúde Mental de São Carlos; Eduardo Gomes de Oliveira Jr. e Lara Rosa Cobucci, do Hospital Universitário (HU); Thiago Campione, da gestão dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial); vereadora Cidinha do Oncológico, da Comissão de Saúde da Câmara; e o deputado federal Alexandre Padilha, que enviou uma mensagem por vídeo. 

Também estiveram presentes virtualmente os vereadores Roselei Françoso, presidente da Câmara, Professora Neusa, Elton Carvalho, Djalma Nery e Azuaite França, além de outras autoridades e pessoas interessadas. 

Em sua fala, a representante do Fórum de Saúde Mental, Marli Moretti, apresentou as principais deficiências da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município e propôs diversas ações para melhoria, entre elas: ampliar cobertura e aumentar equipes interprofissionais de saúde da família; investir em contratação e educação permanente no espaço físico dos três CAPS; garantir uma educação permanente em saúde mental a todas as equipes de saúde; criar centros de convivência e cooperativas de trabalho e renda; reabrir leitos de saúde mental no HU e implementar leito psiquiátrico e equipe interprofissional na Santa Casa. 

ENCAMINHAMENTOS A vereadora Raquel agradeceu a participação de todos e destacou o diagnóstico apresentado pelo Fórum, propondo que ele seja publicizado e encaminhado aos vereadores e à Prefeitura, para que a partir dele sejam iniciados os trabalhos necessários para garantir o aperfeiçoamento e expansão da RAPS. 

A parlamentar também apontou a importância do fortalecimento do Fórum de Saúde Mental e ressaltou a proposta do vereador Roselei de garantir que os programas de atenção à saúde mental estejam previstos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

- Publicidade -

“Vamos trabalhar para fortalecer esse Fórum, que é o espaço em que o poder público e a sociedade civil precisam estar organizados para discutir e implementar as ações de saúde mental. A audiência é fruto dessa organização, onde dialogamos e encaminhamos as ações, inclusive na próxima reunião iniciaremos os debates sobre a LDO e o PPA”, reafirmou Raquel. 

É possível ter acesso ao vídeo da audiência no site (camarasaocarlos.sp.gov.br), Youtube (youtube.com/user/camarasaocarlos) e Facebook (facebook.com/camaramunicipaldesaocarlos/) oficiais da Câmara Municipal.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -