Vereadores de São Carlos aprovaram nesta semana projeto de lei que cria no município um programa que incentiva a construção de hortas comunitárias. A iniciativa, de Azuaite Martins de França (Cidadania), abre a possibilidade em terrenos públicos ou privados.
A proposta prevê que o projeto será coordenado pelas secretarias de Trabalho e de Cidadania, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Segundo Azuaite, “o objetivo é propiciar uma possibilidade de combate à fome e à insegurança alimentar de cidadãos que estão desempregados, subempregados ou em situação de vulnerabilidade social, tornando-se uma fonte de geração de trabalho e renda”.
LEIA MAIS
Prefeitura embarga demolição do Colégio Caaso
Centro de São Carlos terá plantão de vacinação contra Covid e Polio
“Este programa, já implantado em dezenas de outros municípios brasileiros, poderá se tornar também um meio eficaz de educação alimentar de parte da população, ao produzir alimentos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos, de qualidade nutricional muito superior ao que geralmente estas pessoas têm acesso”, acrescentou o parlamentar.
Os beneficiários do programa serão selecionados por meio de chamamento público, realizado pela Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, que se pautará em critérios socioeconômicos para o atendimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
Azuaite destacou que “a efetivação do Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias em áreas públicas ou privadas que estejam sem uso, acabará com a deposição irregular e ilegal de detritos de toda ordem que acabam sendo descartados nestes espaços”.
Atualmente, muitas áreas públicas e privadas no município estão abandonadas, convertendo-se em viveiros de insetos e focos de proliferação de transmissores de doenças. “O Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias será um meio de conservação das condições do meio ambiente”, concluiu o vereador.
VEJA TAMBÉM
Vem aí o Arena Intergames 2022. Saiba como se inscrever