- Publicidade -
PolíticaCom 52%, mulheres são maioria entre o eleitorado de São Carlos

Com 52%, mulheres são maioria entre o eleitorado de São Carlos

Em 2022, a cidade registrou um aumento de 5,1% em relação ao eleitorado observado nas eleições de 2018, com 9,4 mil novos eleitores

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Com 52%, mulheres são maioria entre o eleitorado de São Carlos. (Foto: Denny Cesare/Código19)

Um rastreamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) apontou que as mulheres são maioria entre as pessoas aptas ao voto em São Carlos, representando 52% do total de pessoas com títulos regularizados na cidade. 

O levantamento aponta, ainda, que São Carlos registrou um aumento de 9,4 mil novos eleitores para as eleições de 2022, em comparação com o período eleitoral de 2018. 

Os dados revelam que, em 2022, as pessoas aptas ao voto no município somam 193.957, enquanto em 2018 este número era de 184.522, o que equivale a um aumento percentual de 5,1% no período dos últimos quatro anos.   

“O voto é uma das armas mais importantes para expressarmos o que queremos de mudanças para o país ou o contrario, porque ele pode reforçar aquela política que já vem sendo aplicada, dando continuidade a um projeto que já está em andamento”, afirmou a coordenadora do Programa de Ciências Políticas da UFSCar, Maria do Socorro Souza Braga.

VEJA TAMBÉM 
São Carlos: CPI deve ter a primeira reunião até sexta 
Críticos a Bolsonaro se articulam para esvaziar evento de lançamento de candidatura  

- Publicidade -

Já em relação à faixa etária dos votantes, a cidade também registrou aumento no número de eleitores entre 16 e 17 anos, saltando de 960 em 2018 para 2.028 em 2022. 

Outra curiosidade sobre a faixa etária do eleitorado são-carlense é que há 158 votantes que têm mais de 100 anos na cidade e estão aptos ao voto.  

“Esse crescimento tem relação com o clima político do país, o que faz com que as pessoas queiram participar mais, como as pessoas acima de 70 anos e, principalmente, os jovens. Embora o voto desses dois segmentos seja facultativo, eles querem muito participar para expressar a vontade em relação ao vários cargos públicos”, explicou a coordenadora. 

Quanto à escolaridade dos eleitores, a maior parcela do eleitorado de São Carlos tem, ao menos, o Ensino Médio completo, representando 32,5% do total. Na sequência, vêm aqueles que não completaram o Ensino Fundamental, com 17,2% e, por fim, a terceira maior parcela é referente aos eleitores que possuem diploma de curso superior, o equivalente a 16,3%. 

*Com informações da EPTV 

LEIA MAIS 
BIG Festival 2022 reuniu cerca de 30 mil visitantes 
Após investigações, Zé Neto e Cristiano doam cachê de R$ 500 mil para hospital

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -