Sistema criado pela Embrapa Instrumentação, em São Carlos, a fossa biodigestora pode ganhar uma política pública estadual em São Paulo.
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei de autoria do deputado Itamar Borges (MDB) que incentiva a disseminação da solução ecologicamente correta em propriedades rurais do Estado.
A política pública estimula o tratamento correto de resíduos, ajudando a preservar os corpos d’água e lençol freático, evitando a contaminação por esgoto da água consumida pelas comunidades rurais.
O projeto de lei prevê, ainda a realização de campanhas e fomento a parcerias e desenvolvimento de análises de viabilidade de custeio público para a instalação de fossas sépticas biodigestoras.

Criada em São Carlos, a fossa séptica biodigestora foi lançada em 2001 pela Embrapa Instrumentação e é um exemplo de como o financiamento público da produção de conhecimento pode beneficiar as populações mais vulneráveis no ambiente rural.
A tecnologia é de fácil aplicação e baixo custo. Consiste em uma série de três caixas d’água em que duas fazem a fermentação do esgoto, utilizando bactérias presentes no esterco bovino. A fossa não produz cheiro.
Estudo realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, na bacia do Rio Capim, na região leste de Minas Gerais, demonstrou efeitos positivos na instalação de fossas sépticas. Foram verificadas alta satisfação dos usuários, confiabilidade e baixo custo de manutenção.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.