Após embates de vereadores da oposição dentro de repartições públicas, o prefeito Airton Garcia baixou uma norma restringindo o acesso aos prédios públicos municipais.
A nova regra, publicada nesta semana no Diário Oficial, estabelece serem necessários “agendamento e autorização prévia” da secretaria para o ingresso de pessoas nas áreas restritas. No começo deste mês, o acesso a documentos públicos e ingresso a prédio municipal virou caso de polícia.
O prefeito ainda proibiu a realização de imagens filmagens e gravações nas áreas de acesso restrito dos prédios públicos municipais.
Questionada sobre a edição da norma após as fiscalizações da oposição nas repartições e se isso teria a ver com as últimas investidas dos vereadores, a administração municipal informou que a “sistematização e controle de acesso” era “uma demanda recorrente das secretarias municipais e autarquias”.
“O controle e identificação garante a segurança de servidores e cidadãos, e a preservação do bom funcionamento do serviço público”.
“Sob encomenda”, diz oposição, que irá à Justiça por derrubada
Vereadores da oposição manifestaram contrariedade com a nova norma do prefeito para o acesso a prédios públicos municipais e dizem que ela foi feita “sob medida” para evitar fiscalizações.
Para Raquel Auxiliadora (PT) o decreto é uma “evidente resposta” a uma conjuntura política vivida na cidade.
“É completamente ilegal, porque impede o acesso público do vereador, por exemplo, e fere outros princípios, como, por exemplo, a atividade sindical”, afirma.
A parlamentar afirmou que irá à Justiça buscar medidas para anular os efeitos do decreto, “que é uma clara ideia de restringir o acesso dos parlamentares às repartições públicas e fazer a devida fiscalização”.
Djalma Nery (PSOL) classificou como “absurdo” a restrição de acesso e uma “confissão de culpa” da gestão que está incomodada com a atuação da oposição. “Foi feito sob encomenda para restringir a fiscalização”.
“Agora, é um decreto inconstitucional, ilegal, imoral e será derrubado na Justiça, ser desmontado politicamente”, disparou.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.