Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Você sabe qual é o papel do prefeito?

Implementar políticas públicas para a cidade é uma das atribuições do chefe do Executivo. Confira a explicação da doutoranda em ciências políticas pela USP, Joyce Luz.

| ACidadeON/São Carlos

Prefeitura de São Carlos. Foto: Divulgação
 

Para fazer qualquer avaliação da qualidade da gestão dos prefeitos brasileiros, é preciso entender o que essas pessoas são encarregadas de fazer pelos nossos municípios. Quais são, então, as funções de um prefeito? A Joyce Luz, doutoranda em ciências políticas pela Universidade de São Paulo (USP), explicou quais são as atribuições de um prefeito.  

"O prefeito é o líder do Poder Executivo local. Então, quando a gente pensa em políticas que o município precisa, política de transporte, saúde, de urbanização, saneamento, meio ambiente, orçamentária, todas essas são atribuições, são responsabilidades, do prefeito. Não só elaborar junto aos vereadores, mas também executar", disse.   

Joyce Luz é doutoranda em ciências políticas pela Universidade de São Paulo (USP). Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Para a especialista, na prática, exercer o Poder Executivo em uma cidade é primeiro estabelecer um diálogo com os vereadores. "Os vereadores são os representantes mais próximos da população, é para o vereador que a gente reclama do buraco na rua, da falta de remédio, da falta de médico no hospital, da falta de ponto de ônibus, da falta do próprio ônibus. E o vereador precisa fazer chegar essas demandas da população até o prefeito. Então é importante o prefeito saber se comunicar e ouvir o Legislativo. "  

"O segundo passo é que você precisa pensar, junto com o Legislativo, soluções para esses problemas. Pensar nas políticas que podem solucionar o problema dos moradores e da cidade", complementou.  

Segundo Joyce, o maior desafio dos prefeitos é gerenciar as finanças dos municípios. "A maioria dos municípios brasileiros arrecadam muito pouco em dinheiro, então tem muito pouco dinheiro disponível para fazer essas políticas de fato, ou seja, para melhorar as condições do município. Então o prefeito hoje também precisa estar aberto para fazer parcerias. Ele precisa ir lá no município vizinho e ouvir o que o prefeito do município vizinho fez para a política de transporte ter dado certo. Precisa criar mais parcerias público-privadas, ir atrás das empresas, das organizações, das universidades, para tentar conseguir um apoio e melhorar as condições do município", disse.  

No caso de a cidade ter que enfrentar uma pandemia, como esta que estamos vivendo, o prefeito também tem funções que devem ser exercidas. "O prefeito é a liderança do município, ele é o Poder Executivo do município. Então ele precisa ser muito claro nas diretrizes que ele vai dar sobre a conduta das pessoas, e também sobre a alocação e de todo o replanejamento que tem que ir para a área da saúde. Então, por exemplo, o que a gente viu nessa situação de pandemia foi, de um lado, muitos prefeitos falando como a população deveria se comportar: ficando em casa, suspendendo as aulas, diminuindo o transporte nas ruas, decretando horário de funcionamento do comércio. Por outro lado, ao mesmo tempo em que ele dá essas diretrizes para a população, o prefeito não pode abandonar soluções para a pandemia. No caso, alguns prefeitos foram atrás de recursos e investimentos para a saúde", concluiu. 

Mais do ACidade ON