Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Cidade limpa: ruas sem 'santinhos' chamam atenção em São Carlos

Eleitores idosos e com dificuldade de locomoção têm dia tranquilo para votar; urnas recebem votos até às 17h

| ACidadeON/São Carlos

Escola Estadual "Coronel Paulino Carlos", vila Monteiro, estava limpa na manhã deste domingo (15). Foto: ACidade ON São Carlos
O clima atípico das Eleições deste ano em São Carlos (SP) foi além da antecipação de horário, da prática de distanciamento social e também do uso de álcool em gel. Algo que impressionou os eleitores que visitaram os locais de votação neste domingo (15) foi a limpeza das ruas.  

Idosos e pessoas com dificuldades de locomoção puderam transitar pelas calçadas sem a preocupação de perder o equilíbrio por causa dos santinhos.
 
Escolas estavam limpas na manhã deste domingo (15). Foto: ACidade ON São Carlos
A Avenida José Pereira Lopes, na vila Prado, onde fica o Colégio La Salle Diocesano, estava limpa por volta das 11h. Eleitores entravam e saíam do local de votação sem dificuldade alguma.  Em todas os locais de votação visitados pela reportagem de ACidade ON, os eleitores respeitavam o distanciamento social e usavam máscaras.

"Foi tranquilo, deu para votar sossegada. Já fiz a minha parte. Só estava eu no lugar para votar", afirma Elaine Teixeira Albuquerque, moradora da vila Prado. A única reclamação da eleitora do Diocesano era o calor e sufoco com a máscara facial.  
 
Emeb "Professor Afonso Fioca Vitalli", o Caic Cidade Aracy, estava limpa no período da manhã. Foto: ACidade ON São Carlos
Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) "Professor Afonso Fioca Vitalli", o Caic do Cidade Aracy, o panorama era bastante parecido, com poucos santinhos na avenida Regit Arab. O movimento no local era grande, mas não havia aglomerações.

Cidália Lima Pereira foi até o Caic fazer a justificativa de ausência. Ela deveria votar em Rondônia, porém, a distância a impede de escolher o mandatário de seu domicílio eleitoral. Mesmo andando com dificuldades com o auxílio de um andador, a dona de casa não teve dificuldades de mobilidade.  "Foi rápido fazer a justificativa. Eu subi de elevador e estava de andador", conta.  

Escolas estavam limpas na manhã deste domingo (15). Foto: ACidade ON São Carlos
Na Emeb "Angelina Dagnone de Melo", região do Santa Felícia, não havia papéis nas ruas. O único sinal de haver um local de votação era a fila na entrada da unidade educacional, mas que também estava bem controlada e gerenciada. 

Quem foi à Escola Estadual "Luiz Augusto de Oliveira", no centro da cidade, teve a despreocupação de poder andar sem o risco de cair. E na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), a limpeza era absoluta. 

Nas filas era possível ver a presença de crianças em algumas situações. Apesar de pais terem a vontade de mostrar como é o processo democrático de votação aos filhos, a orientação da Justiça Eleitoral é ir às escolas desacompanhados.

Mais do ACidade ON