Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Seção de São Carlos recorre à urna de lona e cédulas de papel

Cidade sofre com lentidão em sistemas do TSE, mas juiz eleitoral da cidade garante que processo local não sofre atrasos

| ACidadeON/São Carlos

Votos em papel são contados em São Carlos após problema em urna eletrônica. Foto: CBN São Carlos
Uma seção eleitoral de São Carlos (SP) precisou ter a urna eletrônica trocada por uma versão antiga feita de lona. Segundo a Justiça Eleitoral, por volta das 15h desde domingo (15) foi detectado um problema na urna eletrônica. O juiz eleitoral Carlos Castilho informa que o modelo de lona foi usado para não haver risco de perder os votos digitais.  

"A alternativa que se apresentou naquele momento foi encerrar a votação da urna eletrônica e fazer a votação em cédulas de papel e implantar a urna de lona. É algo absolutamente inusitado para os dias de hoje", conta.  

O próprio magistrado confidencia que havia 20 anos não via uma urna de lona ou contava votos físicos.  

Uma lentidão nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem prejudicado a totalização de votos em todo o Brasil. Em São Carlos não tem sido diferente. Até a publicação desta reportagem, a apuração aponta zero voto contado.  

"Na verdade, esse procedimento que estamos executando aqui, exceto a contagem dos votos em papel, o trabalho de recebimento das mídias e transmissão dos resultados estão dentro da normalidade", afirma.  

Castilho explica que os votos chegam em uma espécie de pen drive. Porém, é um tipo de mídia bastante diferente aos usados em casa, por exemplo.  

"Nós precisamos checar a integridade da mídia, conferir a ata da seção eleitoral para saber se não houve nenhum incidente e daí fazer a transmissão. Esse processo de segurança é um pouco mais demorado do que uma simples transferência de arquivos entre computadores", afirma.  

O juiz garantiu que o procedimento realizado em São Carlos está "correndo dentro da normalidade".  

"É exatamente sabendo disso que o processo de totalização se encerra não antes de 20h. A expectativa é que entre 20 e 21h conseguimos encerrar o processo de totalização", analisa.

Mais do ACidade ON