Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Abstenção em São Carlos é a segunda maior entre cidades de porte igual

Votos invalidados chamam a atenção no município, total de descartados nas eleições para a Câmara supera a soma de 11 dos recém-eleitos

| ACidadeON/São Carlos

Soma de brancos e nulos supera quantidade de votos de 11 eleitos para a Câmara de São Carlos (Foto: Denny Cesare/Código19)
Eleitores de São Carlos (SP) estão entre os que mais faltaram às urnas no último domingo (15). De cada três eleitores, um deixou de comparecer. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e constam na plataforma de divulgação de resultados das Eleições 2020.

Dos 186.863 eleitores aptos a votarem, 131.002 compareceram às urnas, taxa de abstenção de 29,9%. O percentual é somente inferior ao registrado em Araraquara (31,1%), em comparativo feito com municípios paulistas de porte semelhante, com população entre 230 mil e 270 mil habitantes.  

Entre as cidades pesquisadas no sistema do TSE, o município com menor taxa de abstenção foi Cotia, com 22,3% de faltantes. Marília (29,7%), Jacareí (27,6%), Indaiatuba (27,1%), Americana (26,6%), Hortolândia (23,9%) e Itapevi (23,4%) tiveram taxas de faltantes inferiores à de São Carlos.  

Chama a atenção também a proporção de votos nulos para prefeito e vereador em São Carlos. Entre os municípios pesquisados, a cidade foi o que teve maior proporção de votos anulados. Para prefeito, a proporção foi de 9,50%, enquanto que para vereador, 8,68%.  

Para efeito de comparação, os 20.735 votos descartados superam a soma das votações de 11 eleitos na corrida para a Câmara Municipal.  

Araraquara foi a cidade com a segunda maior proporção de votos nulos, com 9,13% (prefeito) e 8,19% (vereador). A cidade com menor taxa de votos anulados foi Itapevi, com 5,68% (prefeito) e 4,65% (vereador).  

O percentual de eleitores que não quiseram escolher um candidato a vereador e apertaram a tecla "branco" da urna eletrônica foi maior em São Carlos do que em cidades de porte semelhante, com 7,15% do eleitorado tomando essa ação no "tête-à-tête" com o aparelho. Já na hora de votar para prefeito, o "branco" foi opção para 5,27% dos eleitores.  

Nas outras cidades pesquisadas, Cotia foi a que apresentou menor proporção de votos brancos para vereador, com 5,17%. Já na eleição majoritária, para prefeito, Itapevi foi a que o percentual mais baixo de "brancos", com 2,76%. Araraquara, município vizinho, para efeito de comparação, teve 5,03% de "brancos" para vereador e 6,63% para prefeito.

Mais do ACidade ON