Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Roselei Françoso deve ser o próximo presidente da Câmara Municipal

Vereador do MDB recebeu o apoio do atual presidente Lucão Fernandes na sessão desta terça-feira (24). Concorrentes de peso abrem mão da disputa; veja

| ACidadeON/São Carlos

 

Roselei Françoso (à esquerda) auxilia o presidente Lucão Fernandes (ao centro) na sessão desta terça-feira (24). Foto: ACidade ON São Carlos

Após receber o apoio de Lucão Fernandes (MDB) e da maioria dos outros vereadores, Roselei Françoso (MDB) deve ser o próximo presidente da Câmara Municipal de São Carlos.  

Em entrevista ao ACidade ON, o vereador, reeleito para o seu terceiro mandato após receber 1.682 votos, disse que as negociações começaram na semana passada. "Nós conversamos já com 15 vereadores, temos praticamente o apoio desses quinze. E pretendemos, até o final de semana, conversar com todos. Eu estou muito feliz, porque é um sonho que a gente tem de poder colaborar aqui na casa. A gente já tinha esse papel, acredito eu, de liderança, muitas vezes encaminhando os projetos, mas nada como encaminhar as coisas aqui como presidente", afirmou.  

Na sessão desta terça-feira (24), o atual presidente Lucão Fernandes usou a tribuna para anunciar que não vai concorrer à presidência para o biênio 2021-2022 e declarou apoio ao colega de partido.  

O parlamentar explicou que teve uma reunião com o presidente do MDB em São Carlos, João Batista Muller, onde foi informado sobre o interesse de Roselei e acabou tomando essa decisão. "Roselei e eu temos muitas coisas em comum, a origem do campo, luta para chegar até aqui e muitas outras coisas pesaram em minha decisão naquela reunião. Após a reunião, como é de costume, fui para a casa, conversei com meus familiares e juntos tomamos a seguinte decisão: que eu, Lucão Fernandes, não iria mais pleitear, nesse momento, a presidência da Câmara, e que o vereador Roselei Françoso poderia ir a campo buscar apoio e votos", afirmou.  

Concorrentes  

Ainda segundo Roselei, os vereadores Paraná Filho (PSL) e Marquinho Amaral (PSDB) também tinham interesse no cargo de presidente, mas já abriram mão da disputa para que ele ocupe o cargo pelos próximos dois anos. "O vereador Paraná Filho é um grande vereador, uma pessoa jovem, muito aguerrida, que está à frente das discussões da cidade, e uma pessoa que eu tenho profundo respeito. Nós conversamos no dia de hoje, conversamos na última sexta-feira, e estamos discutindo os espaços nas comissões e a possibilidade de ele compor com a gente nessa legislatura. Havia também o Marquinho Amaral, conversamos, ele já foi presidente e me deu a oportunidade nesse momento de poder representá-los frente à presidência dessa casa", disse.  

Procurado pela reportagem, Paraná Filho confirmou sua desistência e afirmou que Roselei é um ótimo nome para ocupar a presidência.  

Mesa Diretora  

Ainda sem citar nomes, o emedebista disse que pretende formar uma Mesa Diretora plural. "A gente está tentando levar vereadores de quase todas bancadas, infelizmente não dá para por todas, mas vereador da oposição, vereador da situação, para que a gente possa manter o equilíbrio e a harmonia entre os poderes", disse.  

Em relação a oposição, Roselei afirmou que o conflito de ideias é algo positivo e democrático. "Isso é natural que a gente tenha nos debates, nos projetos, e é salutar, inclusive para a democracia, que a gente possa discutir bons projetos. Obviamente respeitando a oposição, a situação e as pessoas que querem se manifestar da forma que entender. "  

Desafios  

"Temos muitas pautas a ser debatidas. Nós temos coisas que a gente precisa inovar, temos que ser ousados no sentido da questão da transparência também. Então eu acho que é um desafio grande e que eu tenho absoluta convicção de que com o apoio da mesa diretora, que a gente já também está constituindo com os colegas que nos apoiam para essa chapa, podemos desenvolver algumas coisas importantes aqui na casa", concluiu Françoso.  

Leia mais: Conheça os 21 vereadores eleitos em São Carlos

Mais do ACidade ON