Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Anvisa libera uso emergencial de vacinas contra Covid-19

Pedidos foram apresentados em janeiro pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz e são referentes a 8 milhões de doses importadas

| ACidadeON/São Carlos

A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca desenvolveram a vacina de Oxford (Foto: Divulgação Unifesp)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Durante a votação, diretores enfatizaram a ineficácia de tratamentos precoces. 

Todos os diretores da Anvisa votaram favoravelmente ao uso emergencial das vacinas. A decisão passa a valer a partir do momento que a ata da reunião for publicada. (Veja a reunião transmitida abaixo)

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS

Durante a reunião, que começou às 10h e foi transmitida pelas plataformas digitais da Anvisa, a gerência-geral de Medicamentos da Anvisa recomendou a aprovação do uso do imunizante, condicionada a reavaliação periódica.

A diretora da Anvisa Meiruze Freitas, relatora dos pedidos de autorização para uso emergencial das vacinas, votou favorável para liberação emergencial dos imunizantes, por considerar que elas são eficazes para prevenir a covid-19.

De acordo com o ministério da Saúde, a campanha de vacinação deve começar já no próximo dia 20 de janeiro, quando as doses começarão a ser entregues nos municípios.

Ainda neste domingo, o governador João Doria (PSDB), vai ser pronunciar no Hospital das Clínicas sobre a decisão da Anvisa. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o governo estadual deve iniciar ainda neste domingo a vacinação, de forma simbólica.  


Mais do ACidade ON