Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Professor avalia tema de redação do Enem 2020: "Acerto"

Estudantes devem dissertar sobre 'o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'; provas terminam às 19h

| ACidadeON/São Carlos

Enem atípico acontece nestes dois domingos (Foto: Divulgação)

O tema da redação do Enem 2020 foi O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentarem opiniões e organizarem sua defesa de um ponto de vista.  

Para o professor da área de Linguagens, Pedro Guilherme Bombonato, o tema foi um acerto e trata diretamente de um problema relacionado à pandemia, que neste momento afeta muito a vida dos estudantes.   

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS

"Já era de se esperar que o Enem cobrasse algo relativo à saúde, mas óbvio que ninguém esperava que o Inep fosse construir um tema diretamente relacionado à pandemia, até porque seria algo muito óbvio, e o Enem, nos últimos anos, tentou fugir dessa temática mais óbvia, mas algo que tocasse a questão da saúde era um dos temas mais esperados pela maioria dos especialistas", analisou.  

"O Enem acerta trabalhando essa questão da saúde mental, e não apenas a saúde mental em si, mas o estigma associado à saúde mental, e pela palavra a gente pode fazer um exercício de extensão e pensar em todos os preconceitos, por exemplo, que estão associados a doenças mentais", completou.  

Segundo Pedro Guilherme, o exame nunca havia cobrado como tema de redação a temática da saúde, ou qualquer recorte que seja relacionado ao tema. "É um tema de extrema relevância, e pensando na questão social, na prova do Enem como sua função social, é fundamental neste momento colocar os alunos para discutir esse tema", disse.. 

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências, segundo o Inep. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que podem zerar a redação, como fuga ao tema, escrever menos de sete linhas, entre outros.

Os gabaritos oficiais do exame serão divulgados no portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Tanto o Enem impresso quanto o digital terão o resultado divulgado em 29 de março de 2021, segundo o edital do Inep.

Mais do ACidade ON