Formada nos cursos de Pedagogia e Gerontologia da UFSCar, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) ‘volta‘ à universidade nesta sexta-feira (14), com participações em eventos estudantis e para receber o título de cidadã são-carlense.
A parlamentar líder do PSOL e Rede na Câmara dos Deputados, expoente na luta contra a transfobia e pelo reconhecimento dos direitos da população trans, tem travado embates no Congresso Nacional contra forças conservadoras e reacionárias.
Em São Carlos, a deputada participará de aula pública na tenda da greve na Praça da Bandeira, na UFSCar, a partir das 14h, e de visitação ao Ambulatório de Sexualidade do Hospital Universitário para formalização de emenda parlamentar.
Às 18h, está prevista a realização de sessão solene para a entrega do título de Cidadã Honorária de São Carlos, no auditório do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar.
O título de cidadania foi concedido através de proposta do vereador Djalma Nery (PSOL).
Início político em São Carlos
Em entrevista à revista “Cult”, Erika afirmou ter tomado consciência política quando foi expulsa de casa. “Comecei a entender que há um projeto institucionalizado para o meu corpo negro, periférico, de criança viada – tudo isso já tem um lugar de exclusão destinado pela sociedade”.
Na UFSCar, Erika conheceu o movimento estudantil e se tornou militante. Durante a passagem pela Federal de São Carlos fundou um cursinho pré-vestibular para travestis e transexuais.
À revista, a deputada afirmou que procura ser uma referência para que outras Erikas Hiltons cheguem ao espaço político.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.