Formada nos cursos de Pedagogia e Gerontologia da UFSCar, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) ‘volta‘ à universidade nesta sexta-feira (14), com participações em eventos estudantis e para receber o título de cidadã são-carlense.
A parlamentar líder do PSOL e Rede na Câmara dos Deputados, expoente na luta contra a transfobia e pelo reconhecimento dos direitos da população trans, tem travado embates no Congresso Nacional contra forças conservadoras e reacionárias.
Em São Carlos, a deputada participará de aula pública na tenda da greve na Praça da Bandeira, na UFSCar, a partir das 14h, e de visitação ao Ambulatório de Sexualidade do Hospital Universitário para formalização de emenda parlamentar.
Às 18h, está prevista a realização de sessão solene para a entrega do título de Cidadã Honorária de São Carlos, no auditório do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar.
O título de cidadania foi concedido através de proposta do vereador Djalma Nery (PSOL).
Início político em São Carlos
Em entrevista à revista “Cult”, Erika afirmou ter tomado consciência política quando foi expulsa de casa. “Comecei a entender que há um projeto institucionalizado para o meu corpo negro, periférico, de criança viada – tudo isso já tem um lugar de exclusão destinado pela sociedade”.
Na UFSCar, Erika conheceu o movimento estudantil e se tornou militante. Durante a passagem pela Federal de São Carlos fundou um cursinho pré-vestibular para travestis e transexuais.
“Entendi que precisava ter uma atividade política para pautar aquelas dificuldades, ser uma voz que facilitasse acessos e desse visibilidade ao que estava debaixo do tapete”
Erika Hilton, em declaração aos repórteres Helena Vieira e Paulo Henrique Pompermaier, da “Cult”.
À revista, a deputada afirmou que procura ser uma referência para que outras Erikas Hiltons cheguem ao espaço político.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.