- Publicidade -

São CarlosPolíticaFaro FinoLeandro Guerreiro: Câmara espera por "notificação" para declarar perda de mandato de vereador; entenda

Leandro Guerreiro: Câmara espera por “notificação” para declarar perda de mandato de vereador; entenda

Em tese, qualquer munícipe a par do processo pode imprimir as laudas e protocola-las junto a Câmara Municipal; Especialista diz ser “melhor esperar o oficial”

- Publicidade -

A Câmara Municipal de São Carlos aguarda uma notificação para “tomar providências” em relação à perda de mandato do vereador Leandro Guerreiro (PL).

O parlamentar deve ter o mandato extinto após condenação no “caso das charges” transitar em julgado, após a defesa perder o prazo para apresentação de recurso.

- Publicidade -

Em nota, o Poder Legislativo afirmou que “aguarda ser notificado oficialmente para tomar as providências legais”.

No caso, as “providências legais” que caberão à Mesa Diretora devem ser a declaração de “extinção” do mandato de Leandro Guerreiro, por condenação criminal.

Em tese, “qualquer um” pode notificar

Uma pessoa a par do assunto afirmou ao acidade on que a “notificação” não necessariamente precisa ser feita pelo oficial de justiça.

Na hipótese, qualquer munícipe a par do processo pode imprimir as laudas e protocola-las junto a Câmara Municipal. Leia aqui a sentença. O questionamento que pode ser feito é quais providências a Câmara Municipal tomará diante da notícia do fato de condenação transitada em julgado.

Caso seja “noticiado”, o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, deve comunicar o caso ao plenário e inserir o fato na ata.

- Publicidade -

“Melhor é esperar o oficial”, diz advogado

Um advogado especialista em Direito Eleitoral ouvido pelo acidade on afirmou que “se fosse assessor da presidência, esperaria o oficial de justiça notificar”.

“Eu entendo que ele [o presidente] deveria esperar o da Justiça. Daí fica devidamente notificado”, salientou o profissional.

A perda de mandato em caso de condenação criminal transitada em julgado está prevista no artigo 15º da Constituição Federal; já o rito da perda de mandato é ensinado nos artigos 322º e 323º do Regimento Interno da Câmara.

Convocação do suplente

Caso ocorra a declaração de extinção de mandato de Leandro Guerreiro, um suplente deve ser convocado a assumir a vaga na Câmara. No caso, o primeiro da lista é Moisés Lazarine (PL), que retornaria ao Legislativo após não conseguir se reeleger na última eleição.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no Facebook

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -

Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas