A Prefeitura de São Carlos espera aprovar ainda neste ano o Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos. O documento final da elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi entregue hoje (11) às autoridades do Executivo Municipal.
O estudo da FGV é composto por cinco relatórios e passou por avaliação prévia da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. O plano é tido como um dos principais instrumentos estratégicos do município, ao lado do Plano Diretor.
O documento foi recebido pelo secretário Cesar Maragno (Transporte e Trânsito), acompanhado do vice-prefeito Edson Ferraz (MDB), do secretário Netto Donato (Governo) e de João Muller (Obras Públicas).
“Este documento traz um conjunto de análises da realidade de São Carlos no que tange à mobilidade e as recomendações de intervenções físicas e conceituais desenvolvidas pela FGV, buscando, num período de até 10 anos, obter melhorias substanciais de mobilidade para a população”, explica o coordenador de projetos da FGV, Manoel Reis.
Com a aprovação do Plano de Mobilidade, a expectativa do titular da pasta de Transporte e Trânsito é que em 2024 ele seja executado na cidade.
“Com isso vamos começar com a construção de ciclovias, a revisão das estruturas de linhas do transporte coletivo já estamos fazendo e a integração será realizada. Já outro item citado e que já estamos trabalhando é quanto à modernização semafórica”, garantiu Maragno.
A elaboração do plano foi permeada de idas e vindas, críticas de especialistas da área em São Carlos e calorosas discussões na Câmara Municipal. Em uma delas, foi necessária a presença do Ministério Público para conciliar e mediar as pressões de diferentes grupos.
Os participantes do plano elencaram os principais problemas que esperam ver solucionados. São eles: a necessidade de maior investimento em infraestrutura, obras para melhorar as condições de tráfego, faixas para ônibus, revisão das linhas de transporte coletivo, e aportes para a melhorias em calçadas, ciclovias, iluminação.
O estudo da FGV identificou também os modos de transporte utilizados na cidade, e o principal transporte utilizado pelos entrevistados é o automóvel particular, apontado como primeira opção por 37% dos entrevistados e como segunda opção por 12%. O transporte coletivo foi indicado como primeira e como segunda opção por 19% e 17%, respectivamente, enquanto a motocicleta foi citada por 9% dos entrevistados, tanto em primeira como em segunda opção, e a bicicleta por 8%. O serviço de transporte por aplicativos, Uber e semelhantes é utilizado por 17% da população.
O Plano de Mobilidade é obrigatório a todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. O documento é necessário para que a as cidades tenham acesso às verbas federais nesta área.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.