Candidato do PT ao governo do Estado, Fernando Haddad afirmou que, se eleito, irá congelar o IPVA pelos próximos quatro anos. A promessa foi feita em evento de campanha em Santo André, no ABC Paulista, nesta sexta-feira (9).
“Meu compromisso é que, nos próximos quatro anos, a tabela de 2022 é teto. É dali para baixo. Não vamos aumentar nem o valor nominal do IPVA”, garante o candidato, durante um evento de campanha em Santo André, cidade do ABC paulista, nesta sexta-feira, 9.
Haddad, ex-prefeito da capital paulista e ex-ministro da Educação, detalha que o valor do tributo poderá oscilar, mas somente para baixo. “O IPVA vai seguir regra de mercado com teto. Se o preço do veículo cair, cai. Se subir, teto. Não sobe. Não pode penalizar o dono do veículo usado por falta de peça para produzir o novo, não é justo isso”, afirma.
LEIA MAIS
Recursos eleitorais já superam R$ 1 milhão em São Carlos
Câmara aprova PL que incentiva a criação de hortas comunitárias em São Carlos
Segundo ele, o montante não fará falta para os cofres públicos. “O carro novo está fora disso e é o carro novo que eleva a arrecadação. Não tem cabimento por causa que está faltando peça no mercado de carro novo, o carro usado sofre uma inflação artificial e isso fica nas costas do contribuinte”, explica.
Atualmente, a alíquota do imposto é de 4% para carros de passeio. Veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do pagamento. No ano passado, houve um aumento de até 30%, por conta da alta no preço dos veículos. “Aconteceu uma coisa que não podia ter acontecido: o aumento de 30% do IPVA no meio de uma pandemia. Foi uma injustiça que foi cometida contra o povo de São Paulo. É esse tipo de injustiça que eu acho errado o governo fazer. O que o Doria e o Rodrigo fizeram não é correto, vamos corrigir”, critica.
*Com Estadão Conteúdo.
VEJA TAMBÉM
Vem aí o Arena Intergames 2022. Saiba como se inscrever