A nova pesquisa de intenção de votos do Ipec (ex-Ibope), divulgada nesta segunda-feira (24), apontou que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de voto, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece com 43% no cenário do segundo turno das Eleições 2022, previsto para ocorrer no dia 30 de outubro.
Já os votos brancos e nulos somaram 5%, enquanto eleitores entrevistados que se declararam indecisos em relação à escolha do candidato contabilizaram 2%.
O levantamento mostrou, ainda, que ao analisar-se somente os votos válidos, quando há a exclusão de intenções de votos nulos ou em branco e os entrevistados que se declararam indecisos, o ex-presidente Lula tem 54% das intenções de voto frente a 46% conquistados pelo atual presidente Bolsonaro.
LEIA MAIS
Eleições: São Carlos entra em semana decisiva após 1º turno apertado
A nova pesquisa mostra que o petista manteve a liderança com os mesmos 50% de intenções de voto e Bolsonaro também se manteve estável, permanecendo com 43% das intenções, mesmos números alcançados pelos dois candidatos na última pesquisa Ipec, realizada no dia 17 de outubro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro e ouviu 3.008 eleitores presencialmente em 183 municípios. Vale lembrar que a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Primeiro turno
Na primeira vez que os eleitores foram às urnas para escolher o candidato à presidência da república, o petista Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, o que representa 48,43% do total, enquanto o candidato à reeleição Bolsonaro conquistou 51 milhões de votos, o que equivale a 43,20%, conforme contabilizado pela Justiça Eleitoral.
*Com informações do Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM
Novo programa? Juliana Paes deve estrear na Globo como apresentadora em 2023