Os títulos de 4.616 eleitores de São Carlos estão cancelados, o que impedirá os votantes de comparecerem às urnas deste ano. A situação pode ser regularizada junto à Justiça Eleitoral, porém.
Os números são do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Os títulos cancelados são de eleitores que não votaram nem justificaram nos três últimos turnos. A verificação é para depurar o cadastro e não vale para alistados cujo voto é facultativo. O prazo para regularização vence em 8 de maio.
Além da exclusão do cadastro eleitoral, quem tem o título cancelado está sujeito a outras sanções, como impedimento de posse em concurso público, obter passaporte ou CPF ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial. Empréstimos em bancos públicos, participação de concorrência pública e prática que exija quitação eleitoral também são vetadas.
Para saber se o está com o título cancelado, o eleitor deve verificar a situação cadastral no site do TSE, ou nos cartórios eleitorais da cidade; há, ainda, a opção de atendimento telefônico pelo número 148.
O eleitor pode regularizar a situação pagando a multa de R$ 3,51 por turno faltante e que não justificou. A guia para pagamento deve ser emitida no site do tribunal ou pelo app E-Título. A quitação pode ser via boleto, Pix ou cartão de crédito.
Na região
Nos municípios da região de São Carlos, Rio Claro e Araras são os com maior quantidade de títulos eleitorais cancelados. Ambos têm aproximadamente 10 mil documentos expirados.
Cancelamentos por cidade
- Analândia: 262
- Araras: 9.698
- Brotas: 2.080
- Corumbataí: 204
- Descalvado: 1.467
- Dourado: 747
- Ibaté: 771
- Itirapina: 534
- Leme: 5.929
- Pirassununga: 5.598
- Porto Ferreira: 3.806
- Ribeirão Bonito: 846
- Rio Claro: 10.129
- Santa Rita do Passa Quatro: 1.541
- São Carlos: 4.616
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.