- Publicidade -
PolíticaMP abre inquérito para apurar uso de diplomas falsos por servidores públicos de São Carlos

MP abre inquérito para apurar uso de diplomas falsos por servidores públicos de São Carlos

Caso foi denunciado pelo vereador Elton Carvalho (Republicanos) na tribuna da Câmara Municipal em fevereiro deste ano

- Publicidade -

O Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito para apurar supostos casos de uso de diploma falso por servidores públicos da Prefeitura de São Carlos.

O caso foi denunciado pelo vereador Elton Carvalho (Republicanos) na tribuna da Câmara Municipal em fevereiro deste ano. O parlamentar afirmou na época que em amostragem aleatória, documentações avaliadas de 2 entre 10 servidores falharam em teste de veracidade.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
UFSCar e IFSP pedem destinação de emendas à bancada paulista no Congresso
Palermo deixa o MDB e deixa aberta a possibilidade de concorrer em 2024: “Estou em stand-by”

A instauração de inquérito civil para a apuração foi determinada pelo promotor Sérgio Martin Piovesan de Oliveira.

Em ofício endereçado ao vereador denunciante, o promotor citou a possibilidade de infração ao princípio constitucional da legalidade administrativa e afirma que tomará “providências cabíveis”.

A instauração do inquérito deve apurar diretamente os dois casos de uso de documentação falsa denunciados pelo vereador. À administração municipal, o promotor pede documentos de sindicâncias e processos administrativos de apuração feitos pela Prefeitura.

A gestão Airton Garcia (União Brasil) ainda deve responder se houve exoneração dos servidores supostamente envolvidos na fraude e se houve danos aos cofres públicos no alegado esquema.

- Publicidade -

O QUE DIZ A PREFEITURA
Procurada, a administração municipal afirmou que mantém comissão para analisar os diplomas dos servidores e não irá mais comentar sobre o assunto.

VEREADOR PEDE PUNIÇÃO
Elton Carvalho pediu que a administração municipal tome atitudes mais drásticas contra servidores que eventualmente sejam flagrados usando certificação falsa. Aos que usaram títulos falsos para ascender a função gratificada, o parlamentar pede exoneração. Demissão do serviço público somente após sindicância e denúncia ao Ministério Público, ressalta.

“Eu só quero, dentro do papel fiscalizador que me cabe, que sejam feitas as validações. Minha preocupação é se existe certificado falso, se pessoas em funções gratificadas estão fazendo uso e que elas precisam deixar de ganhar na função, porque quem paga somos nós”, afirma.

LEIA MAIS
Comércio tem crescimento de 0,8% em março

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -