Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Especial Névio Archibald

Vereador provoca pré-candidatos e diz que vai embora se perder eleição

"Se eu perder uma eleição para vocês, Sergio Ferrão, Deonir Tofolo e qualquer candidato da esquerda, incluindo o Newton Lima, eu estou fora de São Carlos"

| ACidadeON/São Carlos

Leandro Guerreiro usou venda para criticar os políticos e também lançou desafio. Foto: ACidade ON São Carlos
 

A corrida pelo cobiçado cargo de prefeito de São Carlos começou com tudo em 2020, ano de eleições municipais.  

O ACidade ON São Carlos já mostrou quem são os possíveis candidatos ao pleito no fim do ano passado e alguns deles já começaram a mostrar 'suas garras'.  

De malas prontas?  

Sempre com a língua afiada, o vereador Leandro Guerreiro (PSB), que já confirmou ser pré-candidato ao cargo de prefeito pelo Patriota, não perdeu a oportunidade de alfinetar três possíveis rivais nas eleições municipais.

Aproveitando que o pré-candidato Deonir Tofolo, ex-secretário de agricultura no governo de Airton Garcia (PSB), estava presente na sessão Câmara Municipal de terça-feira (11), ele ameaçou deixar a cidade se perder a eleição. "O desafio que eu faço para vocês é que se eu conseguir ser candidato a prefeito, se eu for para a disputa, porque hoje todo mundo é pré-candidato. Se eu perder para Sérgio Ferrão, Deonir Tofolo, eu mudo da cidade, eu saio fora. Pego a minha família e saio de São Carlos. Não dá para perder para aventureiro", afirmou o vereador durante sua fala na tribuna.  

"Se eu não fui claro nas minhas palavras, Deonir Tofolo, João Miras, não levem para o lado pessoal. Se eu perder uma eleição para vocês, Sergio Ferrão, Deonir Toffolo e qualquer candidato da esquerda, incluindo o Newton Lima, eu estou fora da cidade de São Carlos", concluiu Leandro Guerreiro.  

Pelas redes sociais, o pré-candidato do Republicanos, Sergio Ferrão, respondeu a provocação dizendo que as eleições não devem ser encaradas como uma disputa. Leandro, deixa eu dar um recado para você: a eleição não é uma competição, de quem ganha ou quem perde, são propostas que você faz para melhorar a vida das pessoas. E é isso que meu grupo está propondo, não é com gritaria, baixaria de quem fala mais alto ou quem ganha e quem perde. " 

Ferrão também aproveitou para cutucar o vereador. "É a população que vai eleger quem vai comandar, prestar serviço para ela durante quatro anos. Se você está em uma competição, você não está no caminho certo. Então acho bom você mudar mesmo de São Carlos e pedir para os empresários que mandam no seu mandato arrumar uma casinha para você e sua família lá", concluiu o pré-candidato do Republicanos. 

Guerra virtual  

Se no mundo real o clima é amistoso, com apertos de mão e sorriso fácil, no mundo virtual o cenário é de guerra.  

Para quem ainda estava se recuperando dos infinitos rounds entre políticos da esquerda e da direita nas eleições de 2018, já vai se preparando porque a disputa eleitoral já recomeçou.  

Os personagens são outros, as eleições agora são municipais, mas o nível da baixaria é o mesmo.  

No lado esquerdo do Facebook, temos o professor Djalma Nery (PSOL), do lado direito, o vereador Leandro Guerreiro.  

A briga ideológica entre os dois já rendeu diversos ataques pessoais nas redes sociais, o capítulo mais recente aconteceu após a visita da ministra Damares Alves na cidade, onde o vereador Leandro impediu manifestantes de se aproximarem do Paço Municipal, onde ela se reunia com o prefeito, e também atirou ovos contra eles.  

Pelo Facebook, Djama pediu punição para Leandro Guerreiro e o criticou por liderar 'bolsonaristas' no ataque aos manifestantes.   

No time do Julio Cesar 

Outro possível pré-candidato ao cargo máximo do Poder Executivo, o vereador Julio Cesar (PL) usou o microfone durante a sessão para anunciar que o atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Lucão Fernandes (MDB), está no time dele. "Para as pessoas que estão nos acompanhando, e que tem preocupação com o futuro político do nosso presidente Lucão Fernandes, eu quero repetir as palavras dele da semana passada e dizer, Leandro, que o vereador Lucão Fernandes está no time do Julio Cesar", disse.  

Usando a tribuna, Lucão Fernandes respondeu: "Isso é bom". Em seguida, agradeceu as palavras e fez suspense sobre o que o Julio Cesar quis dizer: "Vamos deixar as pessoas querendo saber para o que seria isso, né, Julio. Vamos deixar, por enquanto".