Vereadores de São Carlos manifestaram satisfação com a possibilidade de recuo do governo estadual da intenção de instalar uma nova praça de pedágio entre São Carlos e Araraquara.
Em entrevista à CBN Grandes Lagos, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes nas eleições deste ano, afirmou que a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), estuda deixar de lado a proposta de criação de novas praças de pedágio. O martelo deve ser batido até o fim deste mês.
Ao acidade on São Carlos, o presidente da Câmara, Roselei Françoso (MDB), afirmou que o recuo foi fruto de luta política regional e disse ter recebido bem a notícia. Porém, continuará solicitando entrevista com o secretário de Transportes do Estado para reiterar a posição contrária ao plano. A ideia é levar os chefes dos legislativos de São Carlos, Ibaté e Araraquara à capital paulista.
“O vice-governador está correto. Ele deu atenção à região e todos se manifestaram contra essa proposta do governo. Ele entendeu que é prejudicial a esse intercâmbio neste momento que estamos vivendo, nessa crise tentando se recuperar”, afirma.
Para o vereador Ubirajara Teixeira (PSD), a notícia é de “grande valia”. O parlamentar estava em Rio Preto no mesmo evento que o vice de Doria e afirmou ter tentado o diálogo com ele. “Fico muito entusiasmado na expectativa de que não instalem essa praça de pedágio”, comenta.
O vereador foi um dos primeiros a se opor ao pedágio em São Carlos e fez diversas manifestações em audiências públicas e eventos com autoridades estaduais na região.
O prefeito Airton Garcia (PSL) reafirmou a contrariedade à instalação do pedágio na Rodovia Washington Luís e pediu novamente ao governo do Estado a realização de obras viárias no trecho da via na cidade. Uma reivindicação da Prefeitura é a construção de vias marginais no entorno da rodovia.