O acidade on São Carlos publica nesta semana entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura da Capital da Tecnologia. O pré-candidato Netto Donato (Progressistas) abre a série com suas opiniões sobre os principais aspectos da vida cotidiana e da administração pública.
Amanhã, o acidade on publicará a entrevista com Mario Casale (Novo) e, na quarta-feira, com Newton Lima (PT).
Confira abaixo as falas de Netto Donato sobre os principais temas da gestão pública local:
EDUCAÇÃO
Olha, a educação de São Carlos é muito boa, nós precisamos ressaltar isso. Mas, ela nunca pode parar, [os professores] precisam ter qualificação, dar um atendimento melhor a cada dia.
Então, como nós conseguimos isso? Com a qualificação e a atualização de todos os professores. Nesse período em que eu estive na Prefeitura Municipal junto com o prefeito Airton Garcia, nós fizemos a maior contratação da história de professores, da rede municipal, foram mais de 300 profissionais na área da educação, incluindo merendeiras, auxiliares e professores.
Cada professor e diretor recebeu um notebook para trabalhar e preparar essas aulas em casa mesmo, porque isso traz um maior conforto para eles, mas principalmente uma melhor qualidade no ensino para as nossas crianças.
A parte da segurança dentro das escolas é muito importante. Tivemos todo o cuidado das nossas crianças, muito zelo.
Sabemos que a capacitação e a pós-graduação desses professores é algo que esses profissionais querem. E nós estamos trabalhando: foi lançado um questionário para que eles possam se habilitar para realizar essas especializações, os estudos, para que nós possamos ter uma qualidade sempre melhor no ensino.
Uma outra situação é a questão das crianças que com autismo ou alguma deficiência, que precisamos ter um cuidado especial, integral. Houve a contratação de mais profissionais nessa área para que essas crianças tenham um atendimento individualizado.
A escola em tempo integral, também é uma necessidade aqui de São Carlos e nós já temos algumas escolas que têm esse ensino e nós vamos ampliar isso, mas vale lembrar que nós já atendemos às exigências do MEC [Ministério da Educação], então nós temos o número de escolas em período integral dentro da regulamentação para esse período que o MEC determina.
Na educação, nós percebemos que as nossas crianças precisam de atividades também no contra turno e por isso, firmamos mais parcerias com entidades do terceiro setor para que possamos essa assistência, tanto da parte do esporte, da cultura e do reforço escolar – quando é necessário – e fazendo algo bem individualizado.
Então, a educação de São Carlos vai bem, mas pode melhorar. Queremos fazer da educação uma referência não só na cidade, mas no Estado de São Paulo e no Brasil.
SAÚDE
A saúde aqui na cidade de São Carlos está passando por um momento de transformação. Atualmente nós vemos muitos prédios, unidades de saúde sendo reformados, estruturados, de uma maneira digna para a população.
Um exemplo é a UPA da Cidade de Aracy, a UBS do Santa Felícia, UBS do Vila Isabel, são algumas das unidades que já seguem esse novo modelo de saúde aqui para São Carlos e que não deixa nada a desejar para saúde privada. Pelo contrário, em algumas situações, e ontem mesmo em um bate-papo com munícipes aqui de São Carlos, eles me falaram que o atendimento da UPA do Cidade de Aracy foi excelente e mais rápido do que o atendimento em uma das empresas de saúde pública particular.
Então, nós vemos que estamos no caminho certo.
Além disso, nós temos também a contratação de médicos. São Carlos sofria muito com a falta de profissionais. Hoje nós não temos mais esse problema, pois temos um contrato de médicos para a urgência e emergência. Tentamos contratar via concurso público e não houve interessados, então, para não ficar sem, recorremos ao contrato em uma empresa privada.
Isso impacta positivamente no atendimento, pois nossas UPAs atendem mais de 600 pessoas por dia. Aumentou em 40 mil pessoas a demanda do SUS, com essa crise financeira que o país está vivendo, as pessoas migram, saem do plano de saúde e vão para a saúde pública.
Outra coisa, hoje nós temos a saúde toda informatizada, com prontuário eletrônico, completamente interligada em rede. Mais uma melhoria é que temos três raios X nas UPAs, na UPA de Santa Felícia, UPA da cidade de Aracy e UPA da Vila Prado, que é algo inédito aqui na cidade de São Carlos. Temos outro aparelho no Ceme, tudo isso para agilizar as consultas e agilizar para o paciente.
Nas cirurgias eletivas, nós zeramos as filas de hérnia, catarata, vesícula. Então, não tem mais fila, porque o trabalho de organização foi feito.
Agora, precisamos progredir, vamos trazer a telemedicina, fazer um atendimento mais humanizado, isso é uma prioridade para nós que trabalhamos no setor público. Cuidar das farmácias, que é um dos pontos que mais aflige a população. Nós ampliamos os números de farmácia. Temos unidades novas, que foram entregues e que descentralizam esse serviço.
SEGURANÇA PÚBLICA
A segurança pública é de excelência aqui na cidade de São Carlos. Com referência a guarda municipal nós ganhamos prêmios inclusive pelo trabalho que é feito da informatização e da tecnologia que está sendo ou já foi implantada.
São Carlos conta com 105 câmeras espalhadas. Tem o sistema Detecta que alerta se um carro é roubado ou está em perseguição da polícia, ou se ele esteve envolvido em algum crime.
A Guarda Municipal está realizando um novo concurso de 53 guardas, com ele vamos chegar a 200 agentes na cidade. Temos a intenção, vindo esses 53 novos guardas, de colocar todos eles na rua para fazer aquele atendimento mais próximo da população também.
Quanto à qualificação dos guardas, todos eles são armados, como orienta a lei federal e têm equipamentos próprios. Estamos também cuidando de cada guarda municipal, valorizando esse trabalho.
Olhando pelo lado da população, fazemos rondas em parceria com a Polícia Militar, nas escolas. Na educação, são mais de 600 câmeras de videomonitoramento, são 10 por escola, no mínimo. Há, ainda, um sistema de urgência e emergência que é o SOS, em que uma pessoa na escola aciona o aplicativo em caso de problemas e os agentes são chamados para atender, imediatamente.
A segurança avançou muito na cidade. Era uma secretaria que todos pediam e o prefeito Airton Garcia a montou, entre 2017 e 2018 e agora tem colhido os frutos em parceria com o governo do Estado
Outra situação é a iluminação. Até março do ano que vem teremos 100% de LED. Isso é algo que começou a ser implantado aqui e vamos continuar para ajudar na segurança.
ZELADORIA/LIMPEZA PÚBLICA
A zeladoria é uma das prioridades da nossa cidade, pois sabemos que São Carlos sofreu muito com isso nos últimos tempos. O município teve um problema financeiro muito grande, o prefeito Airton Garcia praticamente pegou a cidade quebrada, no vermelho, isso em decorrência dos mandatos anteriores.
E quando ele chegou, havia uma condição financeira em que ele não conseguia na época contratar uma empresa com pessoas suficientes para cuidar da cidade inteira da maneira que ele queria.
Isso aconteceu, quando ele equalizou as finanças da cidade e São Carlos está no azul. Hoje o município tem crédito na praça, não está mais no vermelho, então começou a aumentar o serviço de zeladoria na cidade, a limpeza pública, a fiscalização de terrenos, ter esse cuidado especial.
Para isso foi necessário cuidar, fazer a zeladoria, o recape da cidade. O ponto alto da gestão Airton Garcia foi o recape e isso faz parte da zeladoria. E ele está cuidando das ruas na gestão, que continua até 31 de dezembro de 2024. A cidade está sendo cuidada por prioridades.
A próxima meta nossa é cuidar do paisagismo da cidade. Existe até uma situação que um de nossos adversários citou que não conseguimos maquiar a cidade. Não queremos maquiar a cidade, queremos resolver os problemas de forma definitiva. Não queremos enganar a população.
A nossa prioridade, principalmente depois que eu entrei na gestão do prefeito há um ano e oito meses, foi priorizar a saúde, a educação e depois a zeladoria. Hoje a cidade está muito mais limpa, muito mais agradável do que anteriormente.
Nossa população vai poder voltar a frequentar as praças, nossas praças centenárias que sabemos ser a característica da cidade de São Carlos. O povo vai poder passear na praça e estamos cuidando de cada uma delas. Queremos uma cidade mais florida, mais bonita, com o paisagismo invejável. Esse é o nosso propósito.
SANEAMENTO BÁSICO
Hoje, quando falamos de saneamento básico, envolve várias situações. Você tem a parte do tratamento de esgoto, tratamento da água, a parte de resíduos sólidos, que são os lixos, e também a parte de drenagem. A parte de drenagem nós vamos falar em um capítulo separado, que é sobre as enchentes, mas nós temos um cuidado muito grande porque São Carlos tem um dos melhores índices de qualidade de água no tratamento de água aqui na cidade.
Nós estamos ampliando o tratamento de esgoto também, então hoje a cidade tem um tratamento de esgoto que será praticamente duplicado nos próximos anos, e essa obra já está sendo realizada para uma cidade de 350 mil pessoas. São Carlos hoje tem 256 mil habitantes e nós já estamos preparando São Carlos para o futuro. Então, o que fazemos é um trabalho contínuo de atualização, cuidado e revisão de todas as redes.
Além disso, sofremos por muitos anos, décadas aqui na cidade de São Carlos, com a situação de fazer o asfalto ou recapear a rua e, em seguida, ter vazamentos de água, vazamentos na tubulação de esgoto ou a abertura de novas redes naqueles terrenos que estavam vazios. Para a construção, você tinha que fazer a ligação de água. Hoje, já está sendo feito um trabalho, iniciado pelo centro da cidade, de deixar pronta a ligação de água para quando for construir ou resolver essa questão da ligação de água para uma nova propriedade, você só precisará furar a calçada. Assim, dentro da calçada, você já faz essa ligação e não vai perder todo o trabalho de recape, todo o trabalho do asfalto, evitando aqueles remendos como existia anteriormente.
Então, a cidade está se modernizando e tem trabalhado muito para isso. Se você analisar, até em pesquisas, uma das coisas mais importantes e que mais satisfaz a população é a qualidade da água na nossa cidade. No entanto, não podemos deixar de lembrar os problemas que ainda temos, como o abastecimento de água. Hoje, temos um problema de falta de água na região do Grande Cidade Aracy e na Santa Felícia.
O que nós fizemos? Estamos construindo, e já foi licitado, iniciando a obra ali perto do Cedrinho, um novo poço profundo e reservatório que irá abastecer a região do Grande Cidade Aracy. Estamos aguardando a liberação da Cetesb e do Daee para que possamos iniciar a construção de um grande poço profundo e reservatório na Grande Santa Felícia. Isso está sendo feito em parceria com as empresas dos novos loteamentos e condomínios que existem. Assim, nos próximos anos, São Carlos não terá mais esse problema de falta d’água em alguns locais da cidade, um problema que já ocorre há mais de 30, 40 anos.
HABITAÇÃO
Tivemos muitos avanços no tema da moradia, em conjunto com a Prohab, conquistamos mais de 800 moradias para a cidade de São Carlos. Estamos trabalhando na escolha dos locais onde as futuras moradias serão instaladas. Existem diferentes tipos de moradias: para a classe baixa, para pessoas que têm um rendimento de até três salários mínimos, e moradias superiores, no sentido de valores, para pessoas que ganham de três a mais salários mínimos. Estamos atuando em todas essas áreas. O governo federal destinou 400 casas para São Carlos, além de mais 200 em parceria com entidades.
Além disso, mais casas do governo do Estado estão sendo liberadas. Este é um trabalho muito interessante, pois sabemos que o déficit habitacional de 17 mil pessoas não é recente; é um déficit antigo. Estamos cuidando para sanar essas dificuldades de moradia em São Carlos.
Outra situação importante é a questão do planejamento. São Carlos não tinha um cadastro na área habitacional e passou a ter agora. Fizemos a atualização do cadastro habitacional e conseguimos identificar uma demanda de 17 mil pessoas necessitando de moradia própria. Com isso, podemos trabalhar com planejamento e estrutura para entender o problema e a quantidade de moradias necessárias para São Carlos nos próximos anos e décadas.
Há, também, de se falar sobre as moradias de iniciativa privada. Em cada loteamento e condomínio aprovado na cidade de São Carlos, existem contrapartidas necessárias para aumentar a infraestrutura da cidade. Os empreendedores que buscam construir novos empreendimentos também contribuem com contrapartidas para São Carlos.
Outra situação que implementamos é a integração das secretarias. Hoje, temos um novo prédio da Prefeitura Municipal que une toda a parte de infraestrutura, incluindo a Secretaria de Habitação, Secretaria de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Segurança Pública e Trânsito e Transporte. Com isso, a aprovação dos projetos será muito mais rápida e eficiente. Antes, com as secretarias separadas, havia uma grande demora para os empreendedores. Conseguimos reverter essa situação e estamos cada vez mais no caminho de trazer rapidez, eficiência e cuidado.
MOBILIDADE URBANA
Mobilidade urbana. Primeiro, ressaltar que recebemos recentemente um prêmio da TV Bandeirantes como a primeira cidade no Estado de São Paulo em infraestrutura e mobilidade. Hoje, temos um contrato assinado com uma empresa de ônibus, algo que não tínhamos havia anos em São Carlos. Isso nos permite cobrar a empresa em caso de falhas, garantindo atendimento e reparação. Atualmente, temos ônibus com ar-condicionado, maior capacidade e modelos mais novos. Temos realizado uma fiscalização rigorosa para identificar e substituir rapidamente os veículos problemáticos.
Temos que avançar na questão das novas linhas e trajetos de ônibus, e isso será guiado pelo Plano de Mobilidade elaborado nesta gestão. Esse plano, desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o Ministério Público e especialistas locais, estabelece diretrizes para o crescimento e condução da cidade. Estamos trabalhando na construção desse plano de governo para, ao assumir a prefeitura, implementar rapidamente novas linhas de ônibus e atender bairros novos que ainda possuem atendimento insuficiente.
A mobilidade urbana não se limita ao transporte público; também envolve taxistas, transporte de vans, motoristas de Uber, motoboys e pedestres. O trabalho inclui a conscientização, sinalização e cuidado com todos esses setores. A sinalização horizontal, como a pintura de faixas e instalação de placas, é intensificada para melhorar a segurança e a estética da cidade.
Além disso, é importante considerar as ciclovias e a crescente popularidade do ciclismo. Observamos grupos de ciclistas que circulam na nossa cidade. Estamos cuidando de cada setor de maneira responsável para melhorar a qualidade de vida de todos.
ENCHENTES
Esse é o carro-chefe. Esta é a marca do futuro governo, se Deus permitir que assim aconteça. Sempre temos prioridades dentro da administração pública. Educação e saúde são áreas que todos os governos devem elencar como prioridade. Além destas, nós, eu como pré-candidato e o pré-candidato a vice João Miller, identificamos as enchentes como o principal problema a ser resolvido. Acredito que é a responsabilidade da nossa geração resolver esse problema, já que as gerações passadas infelizmente fracassaram nesse ponto.
No último um ano e oito meses, o prefeito Airton Garcia me permitiu elaborar um planejamento para combater as enchentes em São Carlos. Estamos agora atuando com ciência, técnica e planejamento, ao invés de improvisação. Contratamos uma empresa especializada em drenagem e enchentes, com experiência não só no estado de São Paulo, mas também em outros estados do Brasil, como no bairro do Pacaembu em São Paulo, onde o problema de alagamentos foi resolvido com sucesso.
Formamos uma comissão com vários engenheiros experientes na prática dessa área, juntamente com o Ministério Público e secretários municipais, para apresentar propostas à empresa especializada. Um pré-projeto já foi entregue e o projeto final será conhecido até o final do ano. Este será um legado que o prefeito Airton Garcia deixará para São Carlos, criando um plano que deverá ser seguido por futuras administrações.
No passado, prefeitos fizeram obras individuais que, em vez de resolver, pioraram a situação das enchentes, como levantar pontes que aceleraram o escoamento da água, criando gargalos, como no Mercadão.
São Carlos terá um plano abrangente, e isso me motiva a ser prefeito, sabendo como as enchentes afetam a população e os comerciantes. As enchentes não ocorrem apenas no Mercado Municipal; há vários pontos críticos na cidade. Nos últimos dois anos, concluímos 17 obras de combate às enchentes em locais como o Aracy, Lago Serena e Cardinali.
A grande obra de macrodrenagem está sendo realizada na rotatória do Cristo, incluindo melhorias no córrego Mineirinho e no Recreio dos Bandeirantes, após a linha do trem. Com tudo isso acho que podemos vencer o problema das enchentes na cidade.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.