- Publicidade -
São CarlosPolíticaProjeto de lei quer proibir uso de charretes em São Carlos

Projeto de lei quer proibir uso de charretes em São Carlos

Autoridades poderão apreender o veículo e o animal, com o encaminhamento deste ao abrigo municipal

- Publicidade -

Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pretende proibir a utilização de animais para tracionar charretes e veículos de carga em São Carlos.

A proposição apresentada pelo vereador Elton Carvalho (Republicanos) tem que passar por comissões temáticas até chegar ao plenário da Casa de Leis e só vira norma após eventual sanção do prefeito.

- Publicidade -

A proposta enumera situações reconhecidas como maus-tratos e abre permissão para animais usados em atividades esportivas, utilização de montaria por forças públicas e programas terapêuticos, como a equoterapia.

Se aprovada, a lei estabelecerá R$ 740 em multa para o infrator que utilizar animais em situação de trabalho, com possibilidade de dobrar o valor em caso de reincidência.

Autoridades poderão apreender o veículo e o animal, com o encaminhamento deste ao abrigo municipal. O tutor infrator deverá pagar os custos médico-veterinários, de apreensão, guarda e tratamento.

A fiscalização será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal.

De acordo com o vereador, pesquisa do IBGE de 2021 mostra que 70% dos animais usados em tração vivem condições de maus-tratos e o assunto foi tratado por legislações locais em cidades como São Paulo, Campinas e Florianópolis.

- Publicidade -

Há, conforme o parlamentar, jurisprudência que valida a constitucionalidade de norma municipal, com reconhecimento da competência do município na legislação de bem-estar animal, mesmo sem previsão expressa em lei federal.

Deputados também discutem medida

Na Câmara dos Deputados, projeto de lei dos deputados Delegado Matheus Laiola (União/PR) e Delegado Bruno Lima (Progressistas) criminaliza o uso de veículos movidos por tração animal, com previsão de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa, ao infrator. Se o crime resultar em morte, a pena será de prisão, de 3 a 8 anos.

A proposta seria discutida na semana passada, na Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, mas foi retirada de pauta pelo relator. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já havia aprovado o parecer.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no Facebook

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas