- Publicidade -
PolíticaProjeto para criar etapa municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa será votado nesta terça

Projeto para criar etapa municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa será votado nesta terça

Após Secretaria de Educação perder inscrição para etapa estadual e federal, vereadores de São Carlos trabalham para tornar oficial etapa municipal.

- Publicidade -

 

Câmara Municipal de São Carlos. Foto: Divulgação
Câmara Municipal de São Carlos. Foto: Divulgação

- Publicidade -

Um projeto de decreto para instituir o programa “Jornada dos Heróis” na Câmara Municipal de São Carlos será votado na sessão desta terça-feira (5). 

De autoria do vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), e com o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso (MDB), a proposta tem como objetivo promover, anualmente, a Olimpíada de Língua Portuguesa e demais Olimpíadas de Conhecimento com os alunos da rede básica de ensino de São Carlos. “Nosso objetivo é dar um instrumento jurídico para tornar oficial a etapa municipal da Olimpíada”, explicou Azuaite. 

Segundo ele, é fundamental garantir a qualidade do ensino, por meio do estímulo de professores e alunos. “Preocupada com a situação, a Câmara está fazendo sua parte”, destacou Azuaite, que é o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal.

São Carlos ficou de fora da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

- Publicidade -
A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, que está na sétima edição, teve início em 22 de fevereiro. Diversas escolas do município, estaduais, municipais e particulares, estão com as atividades escolares em andamento.  
 
A Olimpíada reconhece o trabalho das professoras e professores e de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Excepcionalmente este ano, São Carlos não participará das etapas posteriores. A Secretaria Municipal de Educação deveria ter feito as inscrições para a etapa estadual, e federal, até 31 de agosto.
Segundo a secretária Wanda Hoffmann, problemas técnicos impediram a execução da tarefa. “Estamos tomando essa medida em conjunto como forma de fazer um ajuste de conduta e reduzir os prejuízos”, explicou a secretária.
“Infelizmente houve uma fatalidade que prejudicou alunos e professores de São Carlos e essa é uma maneira de corrigirmos essa falha para dar motivação à comunidade escolar. Nossa expectativa é que essa etapa municipal se estabeleça para os próximos anos, tanto para as Olímpiadas de Língua Portuguesa para as outras modalidades”, observou o vereador Roselei Françoso. 

Os realizadores da etapa municipal e os parceiros estão trabalhando para que os vencedores recebam medalhas, certificados, tablets e um computador que será sorteado entre os participantes. “Os estudantes e professores de São Carlos já são reconhecidos nas Olimpíadas de exatas com a conquista de inúmeros prêmios, agora vamos passar a estimular também a de Língua Portuguesa”, explicou o vereador Roselei.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -