Praticamente metade das mulheres que estão concorrendo a uma vaga na Câmara de São Carlos nas eleições deste ano não tem R$ 1 para investir na campanha.
Os dados foram levantados pelo acidade on São Carlos com base nas prestações de contas enviadas pelos mais de 300 candidatos a vereador em São Carlos.
Das 117 candidaturas femininas que constam nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 58 não contam com um centavo. A proporção é de 49,6%.
A razão de mulheres sem dinheiro na campanha contrasta com o verificado na mesma comparação quando feita com homens: 29,9% dos candidatos masculinos à Câmara estão sem recursos financeiros.
As somas de campanhas masculinas e femininas sem recursos podem mudar nas próximas semanas, com a entrada de verbas para as candidaturas, no entanto. As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro, ou seja, daqui a menos de 20 dias.
Muitas outras mulheres presentes nas listas de prestação de contas têm recursos, mas muito poucos. Uma delas possui apenas R$ 14,80, soma que mal paga material gráfico.
São Carlos conta com baixa representatividade feminina na Câmara Municipal. Apenas três dos 21 parlamentares são do gênero feminino, o que representa 14,3% do total.
Presença no top 10
Sem prestação de contas
Das candidaturas apresentadas à Justiça Eleitoral, 15 não enviaram as prestações de contas obrigatórias.
Segundo o TSE, os dados deveriam ter sido enviados até a última sexta-feira (13). A obrigatoriedade serve independentemente se houve ou não a movimentação de recursos na campanha.
O não cumprimento da determinação é considerado infração grave. No caso da apresentação parcial, a falta dela pode comprometer a regularidade das contas.
*Com Lourival Izaque.