Sem ter implantado lockdown mesmo com a indicação de especialistas, São Carlos (SP) virou “exemplo” a ser seguido em discurso em manifestação realizada em Araraquara nesta quinta-feira (17). Cientista político classifica como “esdrúxula” comparação.
A Capital da Tecnologia virou assunto em Araraquara após o vereador Lineu WL (Podemos), declaradamente bolsonarista, discursas em frente à sede da Prefeitura. Ele dirigiu adjetivos pouco elogiosos ao prefeito Edinho Silva (PT), que ameaça decretar lockdown após a cidade atingiu o “índice” usado para o confinamento.
“Esse lockdown que está sendo implementado é culpa única e exclusivamente dele, de mais ninguém. Incompetente”, disse o parlamentar que emendou: “Temos um exemplo a 40 quilômetros daqui, São Carlos, com 30 mil habitantes a mais não fizeram essa barbaridade, essa coisa sem nexo e sem base técnica para declarar”.
No argumento do vereador, por ter “100 óbitos a menos”, São Carlos seria um exemplo a ser seguido por controlar a pandemia sem o confinamento. “É politicagem. Ele está plantando na mídia nacional porque foi secretário de Comunicação notícias fakes dizendo que Araraquara é exemplo”, continua.
Apesar de ser um meio apontado por especialistas como eficaz no controle da pandemia de Covid-19, Lineu WL classificou como “sem nenhum tipo de base técnica, lamentável”.
Para o cientista político Bruno Silva, as comparações entre as duas cidades são “esdrúxulas”, uma vez que cada localidade usou de diferentes estratégias no combate à pandemia de Covid-19.
“Na verdade, São Carlos teve uma baita confusão. É hospital de campanha que não saiu do papel, recentemente, o secretário de Saúde foi convocado para prestar esclarecimentos no âmbito de uma comissão de investigação por conta de desmandos e de falta de articulação política na condução da pandemia. Em Araraquara, a despeito das críticas e pressões oposicionistas, essas medidas vêm sendo adotadas e se tornaram até mesmo referência nacional no combate a pandemia”, afirma.
Segundo o cientista político, a situação da epidemia de São Carlos é mais grave do que em Araraquara, usando como comparativo a taxa de positivados. Para Silva, o caráter universal do SUS protege os moradores de municípios que tem tratado a pandemia de forma mais flexível.
“Ocorre que muitos são-carlenses por não ter suporte em suas cidades acabam beneficiando-se do fato de ter política pública de saúde universal e ter distribuição de leitos de enfermaria, de UTI, não apenas na cidade, porque ali estaria faltando, se dependesse única e exclusivamente do município”, relata.
Tendo em vista a atual situação de São Carlos, o cientista político classifica como “absurda” que a cidade tenha se tornado referência no combate à Covid. “Um grande absurdo que São Carlos tenha virado referência para aqueles que insistem em negar aspectos fundamentais da pandemia e seus desafios”, afirma.
Leia também:
Araraquara prepara novo lockdown após atingir limite de positivados
São Carlos tem “índice” para lockdown há um mês
São Carlos tem nova morte por Covid e total chega a 404