A candidata à presidência, Simone Tebet (MDB), cumpriu agenda eleitoral em São Carlos nesta quarta-feira (21), onde percorreu a Praça do Mercado Municipal, no centro. Em coletiva à imprensa, a presidenciável afirmou que “Se São Carlos precisa de drenagem e asfalto, é isso que terá”, sobre os problemas na infraestrutura do município.
Tebet chegou ao centro da cidade por volta das 17h e percorreu um quarteirão em torno do mercado junto a assessores políticos e apoiadores. Com a chuva que atingiu a cidade no fim da tarde desta quinta, a candidata conversou com populares e respondeu a perguntas da imprensa em coletiva dentro do Mercado Municipal.
Durante a rápida passagem da presidenciável pela cidade, que durou cerca de 40 minutos, Tebet respondeu a questionamentos sobre problemas na infraestrutura, cortes nas universidades, a polarização política no país e investimento em empresas e startups.
LEIA MAIS
Haddad defende investimento e valorização para as polícias em São Paulo
A emedebista afirmou que se considera uma municipalista por ter sido prefeita por dois mandatos e que, por isso, reconhece as dificuldades de um município em relação a investimentos em obras de infraestrutura, um dos principais problemas enfrentados por São Carlos, há anos, como a questão das enchentes por falta de escoamento da água das chuvas.
“Eu vi logo que entrei em São Carlos, que é uma cidade íngreme, que deve ter problemas de drenagem e problemas com chuvas. Nós estamos falando de vidas e de salvar vidas. A União não pode ser omissa, ela tem que ser parceira dos prefeitos e municípios nas obras de infraestrutura. Se São Carlos precisa de drenagem e asfalto, é drenagem e asfalto que São Carlos vai ter”, afirmou Tebet em coletiva.
Pauta educação
Uma das principais pautas defendidas por Tebet em sua proposta governamental é o investimento em educação. Quando questionada sobre os diversos cortes sofridos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a candidata garantiu que, se eleita, não haverá mais cortes nas áreas de educação, ciência e tecnologia e que, pelo contrário, tais segmentos serão beneficiados para proporcionar educação de qualidade à população.
“Eu sou professora e pela primeira vez educação vai ser prioridade nacional neste país. Vamos acabar com essa ideia equivocada de que a união só cuida do ensino universitário. Vamos cuidar bem dos nossos professores, vamos cuidar bem das nossas universidades e eu já estabeleci que ciência, educação e tecnologia não vão sofrer cortes”, garantiu a candidata.
Além do ensino superior, Tebet também afirmou que haverá investimentos na educação básica para crianças e adolescentes, de modo que os estudantes finalizem o Ensino Médio preparados para ingressar em uma boa universidade ou no ensino técnico.
“Nós vamos fazer algo a mais. Como municipalista que sou, vamos cuidar da educação infantil, ajudando nossos prefeitos na conclusão de creches e vamos lá na outra ponta cuidar dos nossos jovens também, para que eles voltem para a escola. A União vai ajudar os estados a garantir período integral nas escolas e vamos pagar um prêmio para o aluno que se formar no ensino médio. Vamos pagar R$ 5 mil para que ele possa ir para um curso técnico ou para um banco de uma universidade em uma cidade como São Carlos, por exemplo, que é a capital da tecnologia”, disse a presidenciável.
VEJA TAMBÉM
Cantora Shakira fala pela primeira vez após separação do Piqué; veja