A Secretaria de Esportes e Cultura de São Carlos foi alvo de demissão em massa neste final de noite de quinta-feira (6). Edição do Diário Oficial do Município com data de sexta-feira (7) publica a demissão do secretário, do adjunto e de cinco diretores. A pasta tinha nomes publicamente ligados ao vice-prefeito Edson Ferraz (MDB).
Foram exonerados Thiago Quirino dos Santos, então titular da pasta, e Sander Rogério Poli, secretário adjunto. Ainda foram desligados Sebastião Alexandre da Cunha, do Departamento de Esportes Comunitários, Fabiano Antonio Lourenço, de Esportes de Rendimento, Marcos Tadeu Amaro, do Fomento ao Lazer, Marcelo Aparecido Simone, de Manutenção de Praças Esportivas, e Rodrigo Tozo, do Departamento Administrativo e Financeiro.
VEJA TAMBÉM
Ação na Justiça pede afastamento do prefeito de São Carlos por “incapacidade civil”
A onda de demissões respingou na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a saída de Paulo Wilhelm de Carvalho.
Assume, de forma interina, a Secretaria de Esportes e Cultura, o secretário de Comunicação, Leandro Severo.
As demissões elevam a temperatura no ambiente político de São Carlos e ocorrem um ano depois de uma crise política que colocou em cheque o governo municipal.
O Diário Oficial foi publicado depois das 22h, horário pouco habitual para publicações do tipo. Na noite desta quinta-feira, o movimento no Paço Municipal era incomum. Às 20h30, luzes estavam acesas no último andar do Edifício Sesquicentenário.
Mais cedo, a notícia de uma ação judicial que pede a remoção de Airton Garcia do cargo sacudiu os bastidores políticos da cidade. Um representante comercial ingressou com pedido de liminar alegando incapacidade civil do mandatário.
A nova crise política em São Carlos ocorre, coincidentemente, um ano depois da última, que quase custou o cargo do prefeito. Naquela época, a rebelião da base aliada foi respondida com outra demissão em massa, com a saída de cinco secretários de uma só vez.
Outros nomes ligados ao vice-prefeito foram exonerados recentemente. Saíram Fernando Carvalho, então articulador político do governo, da Secretaria de Relações Legislativas e Institucionais, e Carlos Alberto Caromano, diretor de Cultura da mesma secretaria que foi alvo das demissões realizadas hoje.
As exonerações estão assinadas pelo prefeito Airton Garcia e subscritas pelo secretário de Governo, Netto Donato.
REAÇÃO DO VICE
Edson Ferraz (MDB), vice-prefeito, enviou, às 22h12, em rede de transmissão via WhatsApp a frase: “O mentiroso sempre esquece que, uma hora ou outra, as regras mudam. Boa noite”. A postagem foi curtida pelo ex-secretário de Relações Legislativas, Fernando Carvalho.
Em postagem no Instagram, Edson afirmou que “a pedido do secretário de Governo Netto Donato, todos os servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura foram exonerados”.
LEIA MAIS
Reforma Tributária: cigarros e bebidas alcóolicas devem ficar mais caros