Com o afastamento do prefeito de Pirassununga, José Carlos Mantovani (Progressistas), o município ficará em situação incomum, sob a gestão do secretário municipal de Administração.
A assunção do secretário para gestor municipal ocorre até que o presidente da Câmara Municipal, Cícero Justino da Silva (PDT), primeiro na linha de sucessão, seja notificado e empossado.
A entrada do presidente da Câmara na administração ocorre porque desde a posse de Mantovani, o município não tem a figura do vice-prefeito. O atual mandatário, agora empossado, era vice de Dimas Urban, que fora cassado do cargo por causa de irregularidades na saúde, em janeiro do ano passado.
Mantovani foi afastado nesta segunda-feira (4) pela Justiça por 180 dias durante operação que investiga corrupção em contratos de coleta de lixo, varrição e roçagem. Além de Mantovani, foram removidos dos cargos os secretários Luiz Carlos Montagnero Filho (Governo) e Marcos Alecsando de Oliveira Moraes (Agricultura), o superintendente do Departamento de Águas e Esgoto de Pirassununga, Jeferson Ricardo do Couto e uma pregoeira do setor de licitações.
Operação do Gaeco
A operação Calliphora foi deflagrada na manhã de hoje pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público, com o apoio do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da PM.
Entre os locais que foram alvos de mandados de busca e apreensão estão a casa do prefeito, no Cidade Jardim. São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Pirassununga, São José do Rio Preto e no município mineiro de Pouso Alegre.
A operação visa desarticular organização criminosa dedicada a desviar recursos em contratos da Prefeitura de Pirassununga. Investigações apontam fraude em licitações, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a administração municipal afirmou que o expediente ocorre normalmente “até que toda a situação seja resolvida judicialmente”.
A Prefeitura afirmou não ter mais informações sobre a operação, por se tratar de processo sob segredo de Justiça.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.