Após o presidente Jair Bolsonaro editar uma série de normas que facilitam o acesso a armas no Brasil, dois vereadores de São Carlos debateram a questão durante a sessão de terça-feira (17).
Usando o tempo do partido, Azuaite Martins de França (Cidadania) chamou o presidente de genocida. “Alguém que pertença a um clube de tiro poderá ter trinta armas em sua posse. Isso é um absurdo. Armar um povo num país que é recordista mundial de assassinatos não é um assassinato, é um genocídio”.
O parlamentar também criticou a atuação de Bolsonaro no combate à pandemia de Covid-19 e questionou a escolha de colocar um militar subserviente para comandar o Ministério da Saúde. “O senhor presidente da república não é genocida só por causa das armas, é genocida também por sua política de enfrentamento à Covid-19. E ao colocar na chefia da pasta da saúde um general subserviente, como é Eduardo Pazuello, que recebeu o posto contabilizando 5 mil mortos no Brasil, ele agora atinge a marca de 240 mil óbitos, ou seja, 235 mil óbitos contabilizados na conta desse general que envergonha o Exército Brasileiro”.
Após ouvir a fala do colega, o vereador Sergio Rocha (PTB) também pediu para usar o tempo do partido e defendeu Bolsonaro das críticas. “A gente respeita todas ideologias e respeita as ideias, o que eu não concordo com as falas é de que o presidente liberou arma (…) dá a impressão que a população é obrigada a ter seis armas. Eu, pelo menos, não vou comprar arma, nunca comprei arma e não quero arma para mim, ninguém é obrigado a comprar arma”.
Após defender o direito da população de adquirir armas, Sergio Rocha disse que a esquerda defende bandido. “A esquerda que está aí sempre defendeu bandido, deu bolsa para bandido, pagou para bandido roubar nesse país. Deu a maior liberdade para o bandido ficar armado no morro do Rio de Janeiro, no morro de São Paulo, em todo o Brasil”.
“Quando nós temos um presidente que defende a família, a criança, vocês são contra. O presidente que defende que bandido nesse país não tem vez, vocês são contra esse presidente. O nosso presidente da república é contra bandido, contra gente que assalta os cofres públicos. Eu defendo, sim, essa ideologia do nosso presidente, está no caminho certo”, complementou o vereador do PTB.