A vereadora Raquel Auxiliadora (PT) começou um mapeamento de todos os serviços de atendimento à mulher em situação de violência em São Carlos (SP). O objetivo é verificar quais serviços estão funcionando, as demandas específicas de cada local e a partir do diagnóstico, retomar a articulação da rede e garantir o melhor atendimento às mulheres.
O primeiro local visitado para o início deste trabalho foi o Pavas Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual, que funciona no Ceme (Centro Municipal de Especialidades), onde a vereadora ouviu as principais necessidades para que o serviço funcione adequadamente.
A iniciativa, segundo a vereadora, resgata o trabalho realizado no período de 2007 a 2012, quando atuou como chefe de Divisão de Políticas para as Mulheres, na Secretaria de Cidadania e Assistência Social. “Retomar a articulação da rede é fundamental para a garantia dos direitos e estruturação dos serviços e programas de atenção às mulheres”, explica Raquel.
Após mapear todos os serviços o mandato promoverá uma série de ações para tratar do tema, que envolverá a sociedade civil e o poder público. “Vamos trabalhar para garantir políticas de prevenção e combate à violência e assistência às vítimas. Isso é urgente, já que a pandemia agravou ainda mais os casos de agressões e feminicídios, que desde o início do ano já chegam a quatro por dia no Brasil,” destaca a vereadora.