- Publicidade -
PolíticaVereadores de oposição e de situação divergem em fiscalizações sobre o transporte coletivo

Vereadores de oposição e de situação divergem em fiscalizações sobre o transporte coletivo

Troca de operadora de transporte coletivo segue rendendo assunto na Câmara Municipal

- Publicidade -

 

Em operação há pouco mais de um mês, a nova concessionária do transporte coletivo segue rendendo assunto na Câmara de São Carlos. Apesar do tema ter arrefecido nas redes sociais e grupos, governo e oposição seguem em embate.

- Publicidade -

Vereadores da oposição e situação chegaram a diferentes somas em fiscalização da circulação do transporte coletivo urbano de São Carlos realizada nesta semana.

VEJA TAMBÉM
Troca de operadora de transporte coletivo segue rendendo assunto na Câmara Municipal
Funcionários de empresa terceirizada apontam atraso de salários pelo 2º mês em São Carlos

A “metodologia”, contudo, diferiu entre uma contagem e outra, o que pode ter afetado o resultado dos trabalhos.

Em conta realizada nas primeiras horas de segunda-feira (12), o vereador Djalma Nery (PSOL), de oposição, em parceria com um munícipe, chegaram à soma de 72 ônibus que entraram em circulação entre as 4h30 e 6h50. O parlamentar usou as redes sociais para criticar o número considerado baixo, na comparação com os 91 carros contratuais.

“Estão aqui contados 72 ônibus, muitos veículos a menos do que os 91 previstos. Por isso você está no ônibus esperando e ele vem lotado, ele quebra. É uma empresa que ganha meio bilhão de reais por dez anos não cumpre com a sua parte”, afirma.

O vereador afirmou, ainda, que pretende propor uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a operação do transporte coletivo da cidade.

- Publicidade -

Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Dé Alvim (Solidariedade) afirmou ter comparecido na madrugada de terça-feira (13) na garagem da empresa para fazer a contagem de carros. A soma, porém, foi feita antes da saída dos carros.

“Eu pude contar veículo por veículo e lá dentro tinham 91 ônibus. Outros três [estavam] no Distrito de Santa Eudóxia, então são 93 carros (sic)”, afirmou. A soma, na verdade, seria de 94 veículos.

ANTIGA CPI VOLTA À BAILA
Durante a sua palavra, Dé Alvim relembrou a antiga CPI dos Transportes, natimorta, que fora proposta no final de 2021. Na época, a investigação se debruçaria sobre o aumento da passagem de ônibus.

Dé questionou um vídeo postado em rede social em que é afirmado que ele havia pedido o arquivamento da antiga CPI.

“A gente não pode andar com inverdades. A pessoa que estava com ele disse que o vereador Dé quem acabou com a CPI. Essa assinatura aqui é a do vereador Djalma Nery. Ele quem pediu para arquivar a CPI do Transporte”, disparou, mostrando um papel que estava em suas mãos.

Em resposta, Djalma afirmou que pediu o encerramento da CPI após Dé pedir parecer a uma consultoria jurídica pela derrubada da comissão, após a falta de indicação de membros por parte dos partidos.

“A Câmara não publicou dentro do prazo regimental os nomes dos membros da comissão e quando começamos os trabalhos o Dé – que era contrário à CPI e é presidente da Comissão de Transportes – pediu um parecer à Conan [Consultoria em Administração Municipal, prestadora de serviços à Câmara] que disse que havia um vício de processo que havia perdido o prazo para publicação previsto no Regimento Interno e os atos praticados poderiam ser anulados”, afirma.

O Psolista completou dizendo que a CPI entrou em um imbróglio jurídico e que acabou “aceitando o arquivamento”.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Procurada, a Prefeitura afirmou que a Rigras deve possuir, no mínimo, 91 veículos em sua frota operacional, dos quais 59 ônibus básico, 22 midiônibus e 3 microônibus adaptados (do Serviço Porta a Porta), além de 7 veículos reserva (5 básicos e 2 midi).

A administração esclareceu que não necessariamente os veículos devem todos estar rodando ao mesmo tempo.

O QUE DIZ A RIGRAS
Questionada sobre a sua frota, a Rigras não se manifestou até o fechamento desta reportagem.
 
LEIA MAIS
Quanto tempo depois da picada aparece a febre maculosa?
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -