Nos 13 primeiros dias de mandato, os vereadores de São Carlos (SP) apresentaram 29 requerimentos, cinco indicações e um projeto de lei. Os dados são disponibilizados pela Câmara Municipal em seu site na internet. Grande parte dos requerimentos e indicações são relacionados à temática de zeladoria urbana. Esses documentos deverão ser apresentados em plenário na segunda sessão, em 2 de fevereiro.
Os vereadores realizam diversas solicitações. Entre as cobranças estão a realização de operação tapa-buracos nos bairros Jardim Dona Francisca, Jardim Tangará, Vila Alpes e recapeamento no Jardim São Paulo.
Em busca de atender as solicitações dos munícipes e ainda dar andamento a promessas de campanha vereadores apresentam até solicitações de construção de escola. É o caso da indicação do vereador Robertinho Mori (PSL), que pede a implantação de unidades escolares de ensino infantil e educação básica na região do Recreio São Judas Tadeu.
O único projeto de lei apresentado pelos vereadores é de Lucão Fernandes (MDB). Para estrear o novo ano legislativo, o vereador escolheu denominar uma área de lazer no Santa Felícia. A proposta, que dá nome de “José Roberto da Silva Ribeiro” ainda carece de tramitação até a votação.
Na primeira sessão deste ano, em 26 de janeiro, será realizada a votação para composição das comissões permanentes da Câmara Municipal. A partir do funcionamento destes órgãos legislativos, os projetos de lei e outras propostas legislativas terão tramitação iniciada na Casa de Leis. Duas comissões chamam maior atenção do mundo político por conta de sua importância e peso decisório no cotidiano da Câmara: a Legislação, Justiça e Redação e Legislação Participativa e também a de Economia, Finanças e Orçamento.
Moções
Os parlamentares de São Carlos também podem se manifestar de temas por meio de moções. Das seis apresentadas, quatro são de pesar pelo falecimento. Dentre as moções, estão a de Bruno Zancheta (PL), que protestou contra o governador João Doria (PSDB) no caso de corte de repasses à Santa Casa de São Carlos. Em outro documento, Sérgio Rocha (PTB) “apela” ao prefeito Airton Garcia (PSL) pelo recapeamento de ruas na Vila Morumbi.