- Publicidade -
PolíticaVereadores se revoltam com "caos" na saúde pública de São Carlos

Vereadores se revoltam com “caos” na saúde pública de São Carlos

Filas nas UPAs, falta de médicos em Santa Eudóxia, ambulâncias “sucateadas” e déficit de profissionais no atendimento a pacientes com câncer entram em pauta

- Publicidade -
UPA Santa Felícia estava lotada nesta terça. (Foto: Bruno Moraes/acidade on)
UPA Santa Felícia estava lotada nesta terça. (Foto: Bruno Moraes/acidade on)

As longas filas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Carlos causaram a revolta dos vereadores na Câmara Municipal. Os parlamentares classificaram como “falta de responsabilidade” e “caos” a situação vivenciada em unidades do município.

Ontem, o acidade on São Carlos flagrou casos de pacientes que esperaram horas por atendimento médico nas UPAs da Vila Prado e Santa Felícia.

- Publicidade -

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (MDB), afirmou que o colegiado tem insistentemente pedido a contratação de mais médicos para fazer frente ao déficit na rede de saúde do município. 

“Uma hora [de espera para o acolhimento], dois médicos atendendo, gente. E não é por falta de empenho desta comissão. Não estamos assistindo sentados essa chacina que se faz na saúde pública de São Carlos”, afirmou na tribuna.

LEIA MAIS
“Tem gente chorando”: usuários de UPAs reclamam de falta de “pronto atendimento”
Corte de Bolsonaro vai restringir acesso a 13 tipos diferentes de remédios

Segundo Lucão, a Prefeitura “está assistindo [o problema] e não faz nada” em uma situação classificada por ele como “uma vergonha”

“Na UPA do Santa Felícia, nove horas um paciente aguardando atendimento, nove horas. Vocês sabem o que significa uma pessoa ficar aguardando dentro de uma unidade de saúde? É muito sofrimento, muita falta de respeito com o ser humano”, emendou.

O vereador Ubirajara Teixeira (PSD) informou na sessão que a espera por acolhimento na UPA da Vila Prado chegou a uma hora ontem. Em nota publicada ontem, a Secretaria de Saúde atribuiu o problema a uma greve que não ocorreu.

- Publicidade -

“Dois médicos estão trabalhando, atendendo, e tem ente que está lá desde as 11h da manhã esperando para ser atendida”, contou.

A revolta dos vereadores com a gestão da saúde municipal não se restringiu às filas das UPAs. 

Segundo a vereadora Cidinha (Progressistas), serviço de atendimento especializado a pacientes com câncer tem déficit de cirurgião oncológico, oncologia clínica, hematologia e urologista.

“Desde sexta tem uma senhora que está indo na UPA tomar morfina, porque não consegue receita porque o médico está de férias e não tem outro”, afirmou.

Roselei Françoso (MDB), presidente da Câmara, expôs a situação vivida por moradores do distrito de Santa Eudóxia, onde o único médico que atende na unidade de saúde está de férias.

“O que a gente recebe de ligação de pessoas pedindo a reposição imediata do médico. Peço mais uma vez ao secretário de Governo, Netto Donato, que resolva o problema”, afirmou.

Segundo Roselei, o distrito sofre também com falta de assistente social, dentista e outros profissionais quando os titulares entram em férias. Ao acidade on, a Secretaria de Saúde afirmou que está remanejando a rede para repor o médico na localidade “ainda nesta semana”.

A vereadora Professora Neusa (Cidadania) reclamou de problemas no transporte de pacientes e que a Secretaria de Saúde tem “espaços físicos detonados”. “O Samu está largado às traças”.

“Funcionários dizem que estão sucateados, que não tem como atender. Cadê o dinheiro desta cidade?”, questionou.

Em resposta, a administração afirmou que está licitando três novas ambulâncias, uma delas de suporte avançado (UTI).

VEJA TAMBÉM
Expoflora deve injetar R$ 200 milhões na economia da região de Holambra

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -