A Vigilância em Saúde agendou para quinta-feira (10) nova inspeção para o planejamento do fluxo de atendimento do futuro posto de testagem do Cidade Aracy. A informação foi dada pela chefe do departamento em depoimento à CPI da Saúde nesta quarta (9).
Cobrada da abertura do Centro de Testagem do Cidade Aracy, Crislaine afirmou que o assunto continua nos planos da gestão. A ideia é usar o espaço de centro esportivo do bairro. O local já recebeu visita prévia de técnicos que levantaram as principais adequações a serem realizadas.
“Estamos vendo parceria para receber testes rápidos de antígeno para fazer no Cidade Aracy essa testagem. Vamos fazer a visita para montar um fluxo para que na testagem não haja contaminação”, comenta.
Segundo Crislaine, a Secretaria de Saúde deve designar infraestrutura e equipe para a montagem do Centro de Testagens. Um fluxo de encaminhamento deve ser montado, de forma a acolher pessoas que estiverem positivadas.
“Na verdade, pelo nosso protocolo testamos pacientes com síndrome gripal com sintomas leves ou não. As pessoas podem procurar o Milton (Olaio) ou serviço de saúde para testagem”, esclarece.
Em balanço mensal de maio enviado pela Prefeitura, a região do Cidade Aracy era a que tinha maior número de casos de Covid-19.
Testagem em massa
A realização de testagem em massa é um “desejo” da Secretaria de Saúde, mas esbarra nas possibilidades financeiras impostas pela própria pandemia. Com cofres mais vazios e gastos em alta, a gestão está avaliando mais a fundo a realização de testes, apesar dos apelos de cientistas por um protocolo mais abrangente. “Nós vemos com bons olhos essa questão, mas tem um custo alto”.
Leia também:
CPI: Crislaine fala sobre “inconsistências” da vacinação
CPI: Escolha do Milton Olaio para Covidário não foi da Saúde, diz Crislaine