- Publicidade -
SaúdeSão Carlos alerta população para prevenção à Leishmaniose Visceral

São Carlos alerta população para prevenção à Leishmaniose Visceral

A doença, que é causada por um protozoário e transmitida por um mosquito, acomete animais e pessoas, podendo causar febre de longa duração e anemia

- Publicidade -
São Carlos alerta população para prevenção à Leishmaniose Visceral. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
São Carlos alerta população para prevenção à Leishmaniose Visceral. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

 A Secretaria de Saúde de São Carlos reforça a campanha estadual de combate à Leishmaniose Visceral (LV), alertando a população para a importância de prevenir a doença.

A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário e transmitida pelo mosquito palha e acomete animais e pessoas, causando febre de longa duração, anemia, emagrecimento, fraqueza e cansaço, aumento de baço e fígado, diarreia e inflamação dos gânglios linfáticos.

- Publicidade -

A transmissão ocorre quando o mosquito pica um cachorro ou gato infectado com o parasita, repassando a doença a outros animais e pessoas nas próximas picadas. 

Dessa forma, é necessário cuidado com os animais, observando o comportamento e estado de saúde, já que os pets doentes apresentam sintomas como: febre, perda de apetite, emagrecimento rápido, descamação e feridas na pele, especialmente no focinho e nas orelhas, conjuntivite, fezes sanguinolentas e crescimento exagerado das unhas.

Para impedir a reprodução do mosquito, principal vetor de transmissão, também é necessário manter as residências sempre limpas, não acumular lixo, evitar deixar locais úmidos e manter quintais livres de matéria orgânica, como folhas e frutos de árvores.

A secretaria informa que o cão doente deve ser levado ao médico veterinário, para avaliação das condutas a serem tomadas de acordo com a gravidade do caso. Além disso, o animal infectado deverá usar a coleira repelente de insetos, sendo a principal medida preventiva com eficácia comprovada.

Para obter mais informações sobre a doença ou o tratamento disponível nas unidades de saúde, basta entrar em contato com o Controle de Zoonoses e Endemias pelo telefone (16) 3307-7405.
 

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -