- Publicidade -
São CarlosSaúdeApós caso de vaca louca, vendas de carne bovina à China são suspensas

Após caso de vaca louca, vendas de carne bovina à China são suspensas

Segundo o Ministério de Agricultura, o caso foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA); entenda o que é 

- Publicidade -
Após caso de vaca louca, vendas de carne bovina à China são suspensas. Foto: Arquivo/Agência Brasil
Após caso de vaca louca, vendas de carne bovina à China são suspensas. Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou, na quarta-feira (22), um caso de mal da vaca louca no interior do estado, doença degenerativa também chamada de encefalite espongiforme bovina. Hoje, o Ministério da Agricultura suspendeu as exportações de carne bovina à China.

Segundo a agência, a propriedade foi isolada, inspecionada e interditada preventivamente. O órgão destacou que trabalha com a hipótese de caso atípico, sem risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

- Publicidade -

Segundo o Ministério da Agricultura, a doença atingiu um animal macho de nove anos, idade considerada avançada para bovinos, numa pequena propriedade em Marabá (PA). O animal era criado em pasto, sem ração, e teve a carcaça incinerada na fazenda.

Veja também

Brasil investiga caso suspeito de vaca louca

Ibaté registra cinco novos casos de Covid-19 em uma semana

Ainda segundo a pasta, o caso foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). As amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá. Após análise o laboratório poderá confirmar se o caso é atípico, ou seja, sem risco de transmissão para outros bovinos e para humanos.

- Publicidade -

Exportações suspensas
Após a confirmação do caso, o Ministério da Agricultura informou que estão suspensas, a partir desta quinta-feira (23), as exportações de carne bovina à China. Em nota, a pasta explicou que a suspensão é parte do protocolo sanitário entre os dois países.

No comunicado, a pasta também descartou a existência de risco para o consumidor. “Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, ressaltou o ministro Carlos Fávaro, em nota.

Casos antigos
Esta será a segunda vez em um ano e meio que o Brasil suspende a exportação de carne bovina à China. De setembro a dezembro de 2021, o país asiático, maior comprador de carne do Brasil, suspendeu as compras após dois casos atípicos, em Minas Gerais e em Mato Grosso.

Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocados pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados. Causado por um príon, molécula de proteína sem código genético, o mal da vaca louca é uma doença degenerativa também chamada de encefalite espongiforme bovina. As proteínas modificadas consomem o cérebro do animal, tornando-o comparável a uma esponja.

Além de bois e vacas, a doença acomete búfalos, ovelhas e cabras. A ingestão de carne e de subprodutos dos animais contaminados com os príons provoca nos seres humanos a encefalopatia espongiforme transmissível.

No fim dos anos 1990, houve um surto de casos de mal da vaca louca em humanos na Grã-Bretanha, que provocou a suspensão do consumo de carne bovina no país por vários meses. Na ocasião, a doença foi transmitida aos seres humanos por meio de bois alimentados com ração animal contaminada.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia mais

Litoral norte paulista: estudo apontou alto risco em 161 casas
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas