
O Centro Municipal de Especialidades (Ceme) recebe neste sábado (26) mutirão de exames médicos para atender a demanda reprimida por causa da pandemia.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas nesta primeira etapa 736 espirometrias, que são exames de medição de quantidade de ar admitida e expelida pelos pulmões que servem para diagnosticar alergias e doenças respiratórias. Serão realizados 25 exames neste sábado com continuidade nos dias 1, 9, 14, 21 e 22 de dezembro.
LEIA MAIS
Uso de máscara no transporte será obrigatório em São Carlos a partir de segunda (28)
O município também iniciará os trabalhos de eletrocardiogramas, cuja demanda reprimida beira os 1.500 exames. Amanhã serão atendidas 96 pessoas que estão na fila de espera. Os demais pacientes ficaram agendados para 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro.
Segundo a secretária de Saúde, Jôra Porfírio, a pandemia da Covid-19 gerou uma demanda reprimida de muito procedimentos médicos, entres eles as cirurgias eletivas e exames. “Esse problema atinge todos os municípios e os usuários do SUS, portanto entendemos que a única solução para diminuir essas filas é por meio de mutirões”, explica.
A secretária justificou a escolha dos exames para começar os mutirões. “Resolvemos iniciar com esses exames porque são os que recebemos mais pedidos, portanto os que tem uma fila de espera maior, mas vamos montar mutirão para outros exames, como de imagens”, garantiu a secretária.
Netto Donato, secretário de Planejamento e Gestão, disse que o mutirão foi um pedido do prefeito Airton Garcia (União Brasil) e também da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Lucão Fernandes (MDB). “Na medida em que a pandemia desacelerou, por conta da vacinação, surgiram em todo o país, um problema de grande de dimensão que é a demanda reprimida de consultas médicas, cirurgias e exames, que foram deixados de lado para focar na urgência do atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus. Portanto agora fizemos um planejamento para que todos sejam atendidos, evitando dessa forma prejuízos maiores na saúde das pessoas”.
A Secretaria de Saúde também está programando um novo mutirão para atender as pessoas que necessitam passar por exames de colonoscopia e endoscopia.
VEJA TAMBÉM
Equador e Holanda empatam e Grupo A fica embolado, confira os jogos desta sexta