O Comitê de Combate ao Coronavírus de São Carlos deve se reunir nesta semana para decidir se vai seguir a decisão do governo estadual sobre o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 no transporte público. Na região, Rio Claro e Araras deixaram de obrigar o uso.
Segundo a prefeitura, até que se tenha uma nova reunião para definir a situação, o uso continua obrigatório tanto no transporte público urbano quanto em veículos de transporte por aplicativo e táxis, ambos considerados de uso público.
Hoje, a máscara também é obrigatória em unidades de saúde do município e recomendada em serviços de saúde, como farmácias. Nas dependências da administração pública o uso foi suspenso há um mês, e desde então não houve mudanças.
Leia mais
Abaixo da média nacional, São Carlos vacina 26,58% das crianças contra Poliomielite
Governo de São Paulo desobriga uso de máscaras em transporte público
A liberação estadual aconteceu na semana passada, em 8 de setembro, e passou a valer no dia seguinte tanto na capital quanto nas demais cidades. A medida contempla todos os meios de transporte, como ônibus, metrôs e trens.
No entanto, mesmo com a flexibilização, o conselho gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde ainda recomenda o uso da proteção no transporte público e em locais onde haja aglomerações para idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
No Estado, o uso segue obrigatório em hospitais, laboratórios, postos de saúde, unidades básicas e serviços de saúde em geral, mas os municípios têm autonomia para decidir sobre a obrigatoriedade.
Veja também