Gestantes e puérperas receberam um treinamento sobre “Primeiros Socorros aos bebês”. A capacitação aconteceu no Ambulatório Materno Infantil Intermediário , localizado na Avenida São Carlos. A aula foi ministrada pelo Cabo Abimael Gonçalves do Corpo de Bombeiros.
O principal objetivo do treinamento é cuidar e proteger os recém-nascidos durante os primeiros meses de vida, período em que as crianças têm o primeiro contato com o mundo real.
A diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial Crislaine Mestre explica que os recém-nascidos estão expostos a riscos e sujeitos a acidentes que podem ser evitados. “O quarto do bebê é o primeiro que deve ser checado, deve ser um ambiente de conforto, descanso, aconchego e de segurança”, afirma.
Entre outras orientações, o Cabo Abimael, recomenda oferecer brinquedos conforme a idade recomendada e a aptidão da criança, evitando a presença de peças que possam ser engolidas ou aspiradas e utilizar tapetes antiderrapantes para evitar acidentes. “ Os cuidados com o bebê recém-nascido precisam ser triplicados, sobretudo para aqueles que já estão engatinhando ou iniciando os primeiros passinhos e querem explorar toda a casa”, completa.
Durante a capacitação as mães puderam ter noções de primeiros socorros para os bebês, formas de se preparar para imprevistos com os pequenos, porque o menor descuido pode acarretar incidentes, lidar com um bebê engasgado, uma das missões mais desafiadoras e temidas pelos pais, porque o engasgo pode levar à obstrução da passagem de ar para os pulmões, representando grande risco à vida da criança, como socorrer e conduzir possíveis episódios de engasgo em bebê com calma e atenção, até que uma ajuda profissional esteja disponível.
Caso algum acidente ocorra os pais ou responsáveis devem entrar em contato com o serviço de emergência, acionando o SAMU pelo número 192, ou o Corpo de Bombeiros, através do 193.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.