Com o objetivo de melhorar a qualidade dos exames de mamografia e promover a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens Médicas e Odontológicas (Lapimo) do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP dedica-se há mais de 20 anos ao desenvolvimento, teste e aplicação de tecnologias computacionais voltadas à qualidade de imagem de mamografias digitais.
O grupo tem trabalhado no desenvolvimento e na avaliação comparativa de objetos simuladores da mama, que servirão como base de dados para pesquisas na área de processamento de imagens. Além disso, o laboratório desenvolve técnicas específicas para padronizar o contraste das diversas mamografias, independentemente do equipamento utilizado para a aquisição, utilizando os objetos simuladores como referência.
“Nossa linha mestra de pesquisa busca desenvolver e testar técnicas de processamento digital de imagens, incluindo trabalhos que envolvem inteligência artificial, para identificar e auxiliar na interpretação de possíveis estruturas de interesse clínico nas imagens mamográficas. Também utilizamos informações relacionadas às características de qualidade registradas em testes específicos nos mamógrafos usados para a aquisição das imagens”, explica Homero Schiabel, professor da EESC e responsável pelo laboratório.
Paralelamente, o laboratório está elaborando placas feitas de filmes de PVC e parafina para simular a mama real, possibilitando a inserção de estruturas que representam nódulos e microcalcificações em posições e composições aleatórias, semelhantes às que ocorrem na prática clínica.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.