- Publicidade -
SaúdeNúmero de internações por infarto crescem 150% no Brasil

Número de internações por infarto crescem 150% no Brasil

Entre 2008 e 2022, a média mensal de internações aumentou 158% entre os homens e 157% entre as mulheres; veja fatores de risco

- Publicidade -

 

- Publicidade -

O número de internações por infarto no Brasil aumentou mais de 150% entre 2008 e 2022. Os dados são do INC (Instituto Nacional de Cardiologia). Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.

O estudo se baseia em informações do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde, cobrindo todos os pacientes internados que usara o SUS (Sistema Único de Saúde), seja em hospitais públicos ou privados. Isso representa entre 70% e 75% dos pacientes do país.

 

 

LEIA MAIS

- Publicidade -

Produtos prejudiciais à saúde devem encarecer após reforma tributária

Homem é executado à tiros em cidade da região de São Carlos

Alguns fatores aumentam os riscos de infarto, informa o Instituto Nacional de Cardiologia. “O infarto do miocárdio acontece em populações mais idosas. E sabemos também do aumento da prevalência da obesidade na população brasileira”, explica a diretora-geral do INC, Aurora Issa.

Segundo Aurora, o frio também aumenta as chances de infarto. Dados do INC indicam que os casos são mais frequentes durante o inverno. No ano passado, o número de infartos nessa estação foi 27,8% maior em mulheres e 27,4% maior em homens na comparação com o verão.

“O frio leva à contração dos vasos [sanguíneos]”, diz a especialista. “A pessoa que tem um infarto, na maioria das vezes, já tem a placa de gordura nas artérias. O que leva ao infarto é uma inflamação na placa e a formação de um trombo em cima dessa placa. As infecções, muitas vezes, são um gatilho para a inflamação.”

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil. Entre 2017 a 2021, 7.368.654 pessoas morreram por esse motivo no país. De acordo com o INC, as principais formas de prevenção são a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada.

LEIA TAMBÉM

Maternidade depois dos 50: quais os desafios e os benefícios?

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -